Pastoral de Surdo da Catedral de Santo Antonio de Jacutinga de Nova Iguaçu celebra 11 anos de fundação!

Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência retoma as atividades presenciais na Cúria Metropolitana!
1 de maio de 2023
Dia do Trabalhador, sob a proteção de São José, Operário
1 de maio de 2023

Pastoral de Surdo da Catedral de Santo Antonio de Jacutinga de Nova Iguaçu celebra 11 anos de fundação!

As atividades começaram bem cedo na Catedral de Santo Antonio de Jacutinga no domingo, 30 de abril. Os surdos foram chegando para degustar do café da manhã partilhado a partir das 8h30 no salão paroquial da Catedral e para celebrar a Convivência e a fundação dos 11 anos de caminhada.

O jovem Rafael foi convidado pela Comunidade Local e preparou uma reflexão sobre o Ano Vocacional proposto pela CNBB. A partir do texto de Lucas 24, 13 – 35 – Discípulos de Emaús, ele destacou a importância da vida em Comunidade, a partilha do pão eucarístico e a leitura das Sagradas Escrituras na vida do surdo católico. Corações ardentes e pés a caminho é o tema que a Igreja está vivendo nas Comunidades desde novembro de 2022 a novembro de 2023. Distribuiu um folheto com o logo do Ano Vocacional e destacou a presença e o trabalho do padre Wilson Czaia nas Comunidades de surdos do Brasil.

O Coordenador da Pastoral do Surdo do Leste 1, Alexandre Silva, ressaltou a importância da unidade das 9 Comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro e as demais Comunidades do Regional Leste 1. Não há competição ou destaque para nenhuma comunidade, pois somos irmãos peregrinos e o único que merece todo louvor e glória é o Senhor Ressuscitado, Vivo em nosso meio.

Outra reflexão foi feita pelo coordenador Arquidiocesano da Pasped, professor Cesar Bacchim sobre o uso das mídias sociais, divulgação de noticias falsas, entre os surdos, os perigos da dependência e dos vícios na Internet, bem como a educação dada às crianças e jovens quanto ao acesso às redes sociais. Destacou ainda, sobre os boatos e grupos que atacam e julgam, sem caridade e respeito, a missão e pastoreio do Papa Francisco.

O Evangelho proclamado no 4º Domingo da Páscoa foi o do Bom e Belo Pastor (João, 10, 1-10, ajudou a reflexão sobre conhecimento e a escuta do pastor que as ovelhas precisam ter, para não serem roubadas e desviadas do Caminho.

O bolo da festa dos 11 anos foi servido em seguida e feito o sorteio, como já é hábito nas Visitas Missionárias.

A Missa das 10h, foi presidida pelo padre José, pároco da Catedral. A Procissão de Entradas e as leituras: a participação ativa dos surdos de Nova Iguaçu e das demais Comunidades.

Obrigado às Comunidades presentes: Pavuna, Tijuca, Lagoa, Riachuelo, Campo Grande, Méier e Penha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.