No centro do desenho as letras CF que significam Campanha da Fraternidade. Há muitos elementos como a Flora e fauna no centro e há o ano em curso 2017. Ramos de florestas de todas as cores preenchem o desenho em formato de quadro.
Igreja inicia o Tempo Quaresmal com a CF 2017
1 de março de 2017
São 12 pessoas intérpretes de LIBRAS das Comunidades de Surdos do Rio e do Regional Leste 1. Estão todos em pé par uma self. Local: Mitra Arquidiocesana na Glória.
Intérpretes católicos da Pastoral do Surdo preparam seu Manual!
7 de março de 2017

articipação dos cegos e membros da Catequese Especial, na Catedral de São Sebastião. Coral das moças cegas ao lado e intérprete de LIBRAS.

Participação dos cegos e membros da Catequese Especial, na Catedral de São Sebastião. Coral das moças cegas ao lado e intérprete de LIBRAS.

Fundação
Na Arquidiocese do Rio de Janeiro existia um grupo de leigos que estudava antes do lançamento dos temas da Campanha da Fraternidade sob a coordenação de Dr. Cândido. Assim sendo, a Pastoral do Surdo, pessoas cegas e membros da FCD foram convidadas para elucidar e mostrar o trabalho de evangelização, catequese que eram desenvolvidas na Arquidiocese. O tema da CF de 2006 foi “Fraternidade e a Pessoa com Deficiência”. O tema da Acessibilidade era urgente na Arquidiocese. A Mitra Arquidiocesana não havia rampas na entrada e tampouco banheiros adaptados. Contudo, o Vicariato para a Caridade Social, sob a coordenação do Cônego Manoel Manangão e Dr. Cândido (in memoriam) assumiram os serviços de acessibilidade para os cadeirantes. No ano de 2006, a Cúria e a Catedral do Rio de Janeiro ganharam banheiros adaptados com o apoio dos Padres Joel Portella (hoje secretário – Geral da CNBB) e do Cônego Cláudio dos Santos, pároco da Catedral de São Sebastião.
A presença do professor Cesar Bacchim em diversas reuniões preparatórios (2005) em Brasília junto à Comissão Executiva da CNBB visando elaboração do subsídio Texto-base 2006.
O Fórum foi criado no final do ano de 2005 em nossa Arquidiocese a partir da elaboração do texto-base feito pela Comissão da CF da CNBB. A semente inicial foi a partir da participação de cadeirantes, surdos e cegos nas reuniões mensais da CF da Arquidiocese de São Sebastião.
O Fórum é um espaço eclesial – pastoral, de diálogo, discussão e partilha de vida dos seus membros e de demais pessoas de boa vontade. O Fórum abrange as várias dimensões da pessoa com deficiência: religioso, espiritual, político, social, cultural, familiar, educacional, trabalhista, econômico e afetivo.

OBJETIVOS GERAIS
1. Discutir de projetos e políticas públicas, bem como leis existentes no Brasil (direitos conquistados pelas pessoas com deficiência);
2. Partilhar testemunhos e experiências de vida;
3.Aprofundar a fé cristã (Momento de Espiritualidade)
4. Convidar pessoas ou organismos que atuam nas áreas da PCD (sociedade civil e religiosa);
5. Propiciar para que os funcionários da Mitra estejam incluídos quer seja através de atualização de cursos de LIBRAS ou por meio de breves cursos sobre a convivência com os funcionários com alguma deficiência.

PARTICIPAÇÃO

Membros das pastorais na Arquidiocese: Pastoral do Surdo, Pastoral do Cego, Movimento Fé e Luz, Catequese Diferenciada e Fraternidade Cristã de pessoas com deficiência/FCD.
Toda pessoa com deficiência, membros da família e amigos são bem-vindos!
Voluntários e demais pessoas que desejam participar como voluntário ou colaborador.

Estrutura
O Fórum está inserido no Vicariato para Caridade Social. Os temas discutidos são escolhidos de modo colaborativo e em sintonia com a caminhada da Igreja Particular (Arquidiocese do Rio), as orientações da CNBB e temas relevantes do mundo das pessoas com deficiência no Brasil.

LOCAL:
Edifício São João Paulo II
Rua Benjamin Constant, 23 – 2º andar (auditório) – Glória – Tel. 3916 – 3162
Reunião Mensal – Devido ao período da pandemia, o Fórum manteve reuniões on-line.
Toda primeira 4ª feira do mês, das 18h às 19:15 h.
No início da reunião há momento de lanche partilhado e comunitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.