Conheça a PASPED

Histórico

A Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped) foi criada no dia 05 de outubro de 2010 pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, Ord. Cist. Segundo as palavras do próprio Arcebispo, o trabalho da pastoral sempre deve ser sempre elaborado em conjunto, no coletivo da fé e no diálogo com outros. Nesse sentido que até então, dentro da nossa Arquidiocese, as quatro áreas de deficiência desenvolviam suas atividades de evangelização de forma isolada. Cada um fazia bem, mas não partilhava e nem se quer havia encontro ou conhecimento dos membros das pastorais. Foi então no ano de 2010, que as pastorais que atuam junto à PCD começaram a se encontrar e a se estruturarem. O Fórum Permanente da PCD (criado no ano de 2005) foi um dos espaços para acolher as quatro áreas da deficiência (auditiva, física, visual e cognitiva). Desde então, os trabalhos de evangelização e catequese é inclusivo e colaborativo, na linha sinodal da Igreja de hoje. Diversos momentos importantes e eventos todos são convocados e uma parcela importante da Igreja é vista, reconhecida, valorizada e acolhida. Hoje a Pasped tem um organograma abrangente e sinodal.

Atividades

Os eventos são organizados pelas próprias pastorais e estão todas no site da Pasped. Ao longo do ano, cada pastoral, elabora a sua programação e essa é compartilhada com todos. Algumas atividades e eventos são realizados em espaços comuns: Eventos na Catedral, Adoração Eucarística, confecção do tapete de Corpus Christi, Fórum Permanente, Celebrações Eucarísticas, Seminário Arquidiocesano da PCD e encontros/reuniões promovidos pelo Vicariato para a Caridade Social (pastorais sociais) da Arquidiocese.

Estrutura da Coordenação

A Pasped está inserida no Vicariato para a Caridade Social da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A sua estrutura está formada pelos seguintes membros: Monsenhor Manuel Manangão, Coordenador do Vicariato para a Caridade Social, Dom Paulo Celso do Nascimento, Bispo Referencial na Arquidiocese do Rio, Padre Robson Atallah, Assistente Eclesiástico, Assessor Eclesiástico, Diácono Permanente José Ferreira Conceição e professor Cesar Bacchim, Coordenador Arquidiocesano. A Pasped tem como referência Padre Manuel Manangão (Vicariato Episcopal para a Caridade Social); Cada Pastoral ou Movimento das áreas de deficiência é coordenadora por um leigo ou leiga. Assim está composta a Equipe de Serviço e Missão da Pasped.

Contatos

Cúria Metropolitana
Rua Benjamin Constant, 23 – 3º andar – Glória (Metrô)
Horário: das 9:00 às 18h
E-mail: pasped@arquidiocese.org.br
Site: pasped.org.br