
Histórico da Fundação, Estrutura, Missão e Paróquias
Em 1976, o padre José Marques, de saudosa memória, membro da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), Paróquia Santo Afonso, Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro realizou os primeiros contatos com o padre argentino Osvaldo Napoli. Este sacerdote atuava junto às pessoas com deficiência cognitiva (pessoas com Síndrome de Down, autistas e outros transtornos). A sensibilidade e o desejo do padre Marques fizeram com que o padre Osvaldo tivesse permissão para adaptar à realidade brasileira os projetos e as atividades pastorais desenvolvidas na Argentina.
Desta maneira, em nossa Arquidiocese teve início a inclusão dessas crianças, jovens e adultos nas Paróquias.
Em 2026, será a Pastoral mais antiga da Arquidiocese que atua com as pessoas com deficiência cognitiva, serão 50 anos de promoção e inclusão na Igreja Católica.
Podemos destacar os objetivos da Catequese Diferenciada:
- Anunciar o Kerigma (Vida, Morte e Ressurreição) de Jesus Cristo, como irmão e amigo através de encontros, celebrações e momentos de lazer;
- Evangelizar através da afetividade, do acolhimento e do respeito;
- Abrir espaços à participação de familiares, voluntários e catequistas para caminharem com a programação de atividades da Catequese Diferenciada;
- Formar e acompanhar catequistas regular das Paróquias por meio de cursos especializados promovidos pelos agentes da Catequese Diferenciada.
Após a pandemia da COVID, diversos núcleos acabaram e suas atividades foram encerradas.
Destacamos hoje, a presença dos Núcleos de Catequese Diferenciada nas Paróquias:
- Nossa Senhora do Loreto – Freguesia
- Santa Luiza – Gardênia Azul
- São Rafael Arcanjo – Vista Alegre
- Santo Afonso – Tijuca
- Cristo Rei – Vaz Lobo
A estrutura da Catequese Diferenciada na Arquidiocese está constituída por um bispo referencial, um assistente eclesiástico (sacerdote), um assessor eclesiástico (diácono permanente) e por um leigo, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência.
A Catequese é dirigida por um leigo, e conta com uma Equipe de assessoria e apoio dentro da Arquidiocese, formada por religiosas e leigos.