Semana Preparatória para o Santo Natal!

Pastoral do Surdo Penha 2022
Visita Missionária Pastoral do Surdo Penha 2022, veja as fotos !!!
12 de dezembro de 2022
Antífonas do Ó – Semana do Santo Natal!
21 de dezembro de 2022

Semana Preparatória para o Santo Natal!

Os dias de 17 a 23 de dezembro formam, dentro do tempo do Advento, o período de preparação para o Natal do Senhor. Segundo uma antiga tradição da Igreja, que remonta aos séculos VII e VIII, nestes dias, os cristãos são convidados a recitar as Antífonas Maiores, conhecidas como Antífonas do Ó.

Estas antífonas são aclamações a Cristo precedidas pelo vocativo “Ó”. Constituem um resumo da teologia do Advento: expressam o desejo de salvação da humanidade e a expectativa pela vinda de Jesus Cristo, invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento. Atualmente, a Igreja propõe estas antífonas na Liturgia das Horas, acompanhando o Cântico Evangélico das Vésperas, o Magnificat (Lc 1, 46-55), bem como na aclamação do Evangelho da Missa.

Em seu conjunto, as antífonas são um acróstico: a primeira letra de cada antífona em ordem inversa no original em latim (Emmanuel, Rex, Oriens, Clavis, Radix, Adonai e Sapientia), forma a expressão latina “ERO CRAS”, isto é, “estarei amanhã”, ou “virei amanhã”. Mais uma vez, as antífonas recordam a expectativa pela iminente vinda do Senhor.

No menu à esquerda pode-se acompanhar a oração das Antífonas do Ó. Que possamos rezá-las como forma de preparar melhor nosso coração para celebrar o Natal do Senhor que se aproxima!

Fonte: Província Franciscana da Imaculado Coração do Brasil – OFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.