Pastoral da Pessoa com Deficiência na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro

Paróquia Santa Margarida Maria da Lagoa acolhe os surdos
4 de março de 2022
Pasped tem novo Padre Assistente na Arquidiocese com Missa de Posse!
12 de março de 2022

Pastoral da Pessoa com Deficiência na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro

Conforme o planejamento da Pastoral do Surdo de 2022, o dia 12 de março foi o primeiro encontro de formação presencial.

A CEPAS – Coordenação de Evangelização da Pastoral do Surdo – escolheu o tema em sintonia com a Igreja e as orientações propostas pelo Papa Francisco. O assunto abordado foi a “Igreja Sinodal, suas características e desdobramentos na Pasped”.

O Encontro aconteceu no 3º andar da Cúria Metropolitana do Rio com a presença de 45 pessoas.

A abertura e acolhida foi feita pelo Coordenador Arquidiocesano da Pasped, professor Cesar Bacchim, recordando os 11 anos de fundação, naquela mesma sala, da Pasped, de inspiração do Sr. Cardeal Dom Orani João Tempesta. Em seguida, acolheu os coordenadores das Comunidades dos Surdos, a Coordenadora da Pastoral do Cego, a representante da FCD e a Coordenadora da Catequese Especial. A Ana Maria, coordenadora local (CL) da Comunidade de Niterói acolheu a todos e alguns da assembleia fez seus pedidos e louvor, concluindo com a oração da Ave Maria. 

O que significa uma Igreja Sinodal? A palavra Sinodal vem do grego e quer dizer: caminhar junto. O próprio Deus é Sinodal quando envia seu Primogênito, nascido de Maria.

Ele se fez sua Tenda e habita junto com a Humanidade. Caminha com os homens e mulheres de seu tempo. Ainda faz o convite aos Doze para serem seus amigos e discípulos. Assim desde sua origem, a Igreja sempre foi sinodal, na colegialidade do Papa, dos Bispos e de todo o Povo de Deus.

E a Pasped… é sinodal? Afirmamos que sim, a partir do momento em que faz história na Igreja com as 4 áreas de deficiência. Essas têm identidade própria, mas caminham juntos, os cegos, os surdos, os cadeirantes, os muletantes e pessoas com transtornos ou deficiência intelectual. 

Jesus é o Bom e Belo Pastor. Ele faz a caminhada conosco.  Após a Formação, todos se dirigiram para a Capela do 2º andar para a Missa de Posse do Padre Robson Atallah. 

Agradecemos a todos que participaram deste momento de reflexão e estudos.  IMG-20220312-WA0056A próxima Formação será no dia 14 de maio, na Cúria Metropolitana, de 9h às 12h.

IMG-20220312-WA0056 IMG-20220312-WA0057

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.