Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo, faz aniversário!

Alunos surdos do INES fazem a sua Primeira Eucaristia
10 de outubro de 2018
Brasil celebra o dia da sua Padroeira: 12 de outubro
10 de outubro de 2018

Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo, faz aniversário!

CRISTO REDENTOR: CONHEÇA A HISTÓRIA DESSA MARAVILHA DO MUNDO MODERNO

Quem nunca se encantou com uma imagem do Cristo Redentor, de braços abertos observando a Cidade Maravilhosa de cima do morro do Corcovado? Eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em uma pesquisa aberta divulgada em julho de 2007, o Cristo Redentor é a maior estátua no estilo Art Déco do mundo, com 38 metros de altura e braços com área de 88 metros quadrados cada.

Ainda que seja um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do Rio de Janeiro e do Brasil, pouca gente conhece a história do Cristo Redentor e como foi desenvolvido o projeto dessa estátua tão grande e imponente. Por isso, a Rede Rio resolveu colocar neste artigo toda a história desse monumento que, não à toda, é considerado um dos mais bonitos e importantes de todo o mundo. Confira!

HISTÓRIA DO CRISTO REDENTOR

De onde surgiu a ideia

A primeira vez em que passou pela cabeça de alguém construir um monumento religioso gigante no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro foi no ano de 1859, quando o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss cogitou essa ideia. Ele chegou a registrar seu desejo em um livro, chamado “Imitação de Cristo”, publicado em 1903:

“O Corcovado!…
Lá se ergue o gigante de pedra, alcantilado, altaneiro e triste,
como interrogando o horizonte imenso – Quando virá?
Há tantos séculos espero! Sim, aqui está o Pedestal único no mundo.
Quando vem a estátua, como eu, colossal imagem de Quem me fez?”

O desejo do padre só começou a se tornar realidade nos preparativos para o centenário da Independência, celebrado em 1922. Uma disputa para decidir o projeto para o monumento foi aberta, sendo Heitor da Silva Costa o vencedor. A ideia era que o Cristo Redentor fosse construído apenas com dinheiro proveniente de doações dos brasileiros. Várias campanhas de arrecadação foram realizadas, inclusive um abaixo assinado solicitando a autorização do presidente Epitácio Pessoa para que o monumento fosse erguido. Ao todo a construção custou aproximadamente 2500 contos de réis, o que equivale a 9,5 milhões de reais, vindos de doações de brasileiros de todo o país.

Fonte: cristo_1Rede Rio Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.