21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Pastoral do Surdo celebra 37 anos de fundação na Arquidiocese do Rio de Janeiro
9 de setembro de 2018
Atividades no Rio para celebrar o dia 21 de setembro
18 de setembro de 2018

21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No Brasil, existe uma longa história sobre as pessoas com deficiência. Ao longo de séculos, as pessoas com alguma deficiência viviam às escondidas. medo, vergonha, preconceito eram atitudes e valores apregoados e vivenciados.

A Europa e outros continentes foram contribuindo com literatura e avanços para que a nossa sociedade também fosse assumindo a sua cultura e sua língua.  É recente no Brasil,  a Libras foi oficialmente reconhecida como a língua da comunidade de surdos. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 – Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais). A luta é visceral para que a pessoa com deficiência tenha voz, vez e acessibilidade em todos os setores e espaços da sociedade. Políticas públicas e ações inclusivas são hoje o grande mote para uma sociedade inclusiva e capaz de acolher a todos, sem distinção. 

Nas Igrejas, podemos constatar que muito foi feito juntos às pessoas com deficiência, depois do marco histórico da CF/2006, com o tema: Fraternidade e a pessoa com deficiência. Contudo, há ainda muros atitudinais que precisam ser derrubados e novas pontes erguidas. Por isso, o dia 21 é o dia para celebrar a esperança e a vontade de caminhar para novos horizontes, sem jamais vacilar.

Parabéns às instituições, aos movimentos, às pastorais, às ONGs e aos voluntários dedicados e que caminham de mãos dadas juntos aos cegos, surdos, cadeirantes e pessoas com deficiência Intelectual. Nosso abraço fraterno no mês azul!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.