Igreja da Santa Margarida acolhe o 25º Encontro Regional da Pastoral do Surdo do Rio

Equipe da Pastoral do Surdo se reuniu hoje (17 de outubro para os preparativos e organização do 25º Encontro Regional da Pastoral do Surdo do Leste 1. O evento terá como tema: A Porta da Misericórdia.
Comissão Executiva da Pastoral do Surdo prepara evento Regional
16 de outubro de 2016
Fachada da Igreja Matriz de São Francisco Xavier, no bairro da Tijuca. Local eleito pela assembleia para sediar o 26º Encontro em 2017.
Eleita a Comunidade para sediar o 26º Encontro em 2017
25 de outubro de 2016

Igreja da Santa Margarida acolhe o 25º Encontro Regional da Pastoral do Surdo do Rio

Paróquia Santa Margarida Maria da Lagoa. Missa de Ação de Graças pelos 35 anos da fundação. Igreja lotada com 116 participantes do evento. Padre Manangão faz a homilia no corredor da Igreja. Usa paramentos de cor verde. Ao fundo a imagem de tamanho natural de Jesus e Santa Margarida conversando. Aparição.

Paróquia Santa Margarida Maria da Lagoa. Missa de Ação de Graças pelos 35 anos da fundação. Igreja lotada com 116 participantes do evento.

A partir das 7:30 h da manhã de Domingo (23 de Outubro), começavam a chegar os surdos, familiares e intérpretes das Comunidades para o Encontro Regional. Estiveram presentes 116 participantes das Comunidades da Arquidiocese e das cidades de Macaé, Nova Iguaçu e Niterói. O tema para a reflexão da manhã foi para o convidado de Brasília (DF), Pedro Morais, surdo, ator e missionário da Comunidade dos surdos da Capital do Brasil: “A porta é Jesus, se entramos e acolhemos Jesus em nossa vida, podemos sair para levar a Boa Nova aos outros”. Essa é a força do Cristianismo: que todos conheçam Jesus Cristo e vivam seu projeto de Amor e Doação. As portas do Coração, segundo os slides propostos pela voluntária Cristina e apresentados por Paula, intérprete e membro da CRI (Coordenação Regional dos Intérpretes). Diversas imagens, configurações e modelos de portas puderam ser entendidas como as “portas” do nossas vidas podem ser abertas ou trancada para a entrada o irmão. A Missa Solene na Igreja de Santa Margarida foi o ponto alto do dia. Presidida pelo Coordenador das Pastorais Sociais, pároco Manuel Manangão, ele destacou na sua Homilia que a Pastoral do Surdo deve ser estar incluída em toda a Igreja e precisar estar presente nas 262 paróquias da Arquidiocese do Rio. Hoje a Pastoral estão presente apenas em 9 paróquias. Muito por fazer!!! A igreja ficou lotada, até o Coro recebeu parte dos surdos do Encontro. Estiveram presentes os fundadores da Pastoral em 1981, no INES, Laranjeiras. Após o deliciosos almoço preparado pelos voluntários da Comunidade Coração de Maria, Méier, os surdos fizeram uma caminhada com direito à água de coco, na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Em seguida, diversos testemunhos de vida de surdos e ouvintes foram dados na Capela de Santa Teresinha da Pequena Cruzada. A Comunidade eleita para sediar o 26º Encontro de 2017 foi a da Tijuca, São Francisco Xavier. para concluir o Dia do Senhor, um bolo foi servido para todos e distribuído um chaveiro, como sinal do Encontro, a chave para abrir o coração! Agradecemos a todos que contribuíram pela realização deste evento eclesial, de modo especial ao Projeto Adveniat que patrocinou o Encontro. Certos de que a vida em comunidade ganha outro sentido quando vivida no diálogo sincero, na amizade cristão e no sorriso do coração. O Cristo Redentor nos acolheu de braços abertos!

2 Comentários

  1. Wilton Palha disse:

    Nossa! Estou estudando Libras no INES e tenho vontade de participar desta Pastoral. Deus abençoe!

    • Cesar Bacchim disse:

      Boa noite Wilton, poderá participar do Fórum Permanente da PCD na Cúria agora na 4ª feira das 18h às 19:15 h .
      Ou poderá se encontrar conosco na Catedral do Rio, conforme evento publicado.
      Poderá nos procurar após a Missa.
      Será bem – vindo!
      Em cristo, Cesar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.