Os Magos adoram o Menino e ofereceram presentes!

1º de Janeiro: Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
30 de dezembro de 2023
Patrono da Pastoral do Surdo é celebrado no dia 24 de janeiro: São Francisco de Sales
30 de janeiro de 2024

Os Magos adoram o Menino e ofereceram presentes!

Celebramos neste domingo a Solenidade da Epifania do Senhor, transferida do dia 6. A Igreja vive o tempo do Natal que se encerra na Segunda-Feira, dia 8 de janeiro, com a festa do Batismo do Senhor. A partir da terça-feira, dia 9, inicia a primeira parte do Tempo Comum. Dessa forma, a Igreja vai caminhando ao longo de seu ano litúrgico e cada fiel participa desse mistério.  

A festa da Epifania do Senhor é conhecida popularmente como “dia de reis”, celebrada em 6 de janeiro, mas a Igreja no Brasil transfere a celebração para o Domingo seguinte possibilitando dessa forma uma maior participação dos fiéis. A solenidade da Epifania do Senhor é quando os três reis magos chegam até onde estão Maria, José e o Menino Jesus e lhe oferecem presentes: Ouro, Incenso e Mirra. Por isso, em alguns lugares do mundo nesse dia acontece a troca de presentes entre os familiares, que aqui no Brasil ocorre na noite de Natal.  

A solenidade da Epifania é a manifestação de Deus a humanidade, ou seja, Deus revela a humanidade o seu Filho, e no seu Filho, Ele manifesta o seu amor por toda a humanidade. Ao nascer, Jesus não se manifesta somente a Israel, mas a humanidade inteira. O desejo de salvação de Deus é para todos os povos e não somente para um povo. Todos os povos devem se unir diante do presépio e adorar o menino Deus.  

Neste dia da Solenidade da Epifania do Senhor, façamos como os três reis magos e ajoelhemo-nos diante do presépio e adoremos o menino Deus. Hoje em dia não ofereceremos mais ouro, incenso e mirra, mas devemos oferecer ao Senhor o nosso coração. Que nesse dia possamos fazer um pedido especial ao menino Jesus: a paz entre todos os povos.  

Os três reis magos são: Baltasar, Melchior e Gaspar e oferecem presentes ao menino: Ouro, Incenso e Mirra. O ouro representa a realeza daquele menino, ou seja, veio para ser rei de todos os povos; o incenso representa a humanidade; e a Mirra era um óleo muito fino entre os judeus, utilizado para passar nos mortos. Os magos ofereceram a Jesus aquilo que eles tinham de mais precioso, ofereçamos ao Senhor também aquilo que temos de mais precioso.  

Para finalizar o tempo do Natal participemos das celebrações das missas da Solenidade da Epifania nesse Domingo dia 7 de janeiro e da festa do Batismo do Senhor na Segunda-feira dia 08.  

Texto de Dom Orani João, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.