“Encontro de irmãos e alegria”: sentimentos de Dom Joel Portella, na Cúria Metropolitana, junto às Coordenações e membros da Pasped

Dom Joel Portella é acolhido como novo Bispo Animador da Pasped do Rio de Janeiro
20 de junho de 2023
Festa Junina da FCD na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador
26 de junho de 2023

“Encontro de irmãos e alegria”: sentimentos de Dom Joel Portella, na Cúria Metropolitana, junto às Coordenações e membros da Pasped

No sábado, 24 de junho, no auditório do 3º andar da Cúria Metropolitana, Edifício São João Paulo II, foi preparada a acolhida de Dom Joel, como novo bispo animador da Pastoral da Pessoa com Deficiência.

O evento foi iniciado às 9h com café da manhã partilhado, contando a presença de Dom Joel Portella, Padre Robson Atallah, assistente eclesiástico da Pasped e 60 pessoas da Pasped.

Seguida da Oração Bíblica do Evangelho do dia, na Solenidade da Natividade de São João Batista – Lucas 1, 57-66 – 80, o texto foi proclamado pela Irmã Suely da Comunidade do Sodalício da Sacra Família da Tijuca.

Padre Robson convidou Dom Joel para dirigir a sua mensagem aos presentes. Ele destacou a figura bíblica de João Batista, como aquele que proporcionou o encontro entre as duas mulheres, Maria e Isabel.

No encontro há um sentimento de verdadeira alegria quando o menino estremeceu no ventre de sua mãe, Isabel.

Explicou o significado do nome João: Deus tem misericórdia,. É uma boa lembrança para nós, nosso Deus tem misericórdia e caminha com seu povo. Ainda expressou seus sentimentos e percepção de que na Pasped já se experimenta e põe em prática a sinodalidade da Igreja, onde caminham juntos as 4 áreas da deficiência e acontecem o diálogo, a harmonia, o respeito e as trocas de experiências.

Além do Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro deste ano em Roma, Dom Joel salientou a importância da Pasped no Sínodo Arquidiocesano recém aberto na Solenidade de Corpus Christi, por Dom Orani Tempesta. Agradeceu a bonita festa de acolhida e desejou que a Pasped continue firme, fortalecida no Senhor e na fé entre os irmãos. Em seguida, em torno das 10h15 ele deixou o auditório para cumprir outra agenda de pastoral da Arquidiocese.

Dando prosseguimento, foi exposto um tema, ainda pouco aprofundamento nas Pastorais chamada de “Gestão da Pastoral”. O assunto foi apresentado pelo coordenador arquidiocesano, professor Cesar Bacchim, através dos slides e participação dos cegos, cadeirantes e surdos. A presença de 4 intérpretes para a tradução e interpretação da Libras para as Comunidades de surdos foi fundamental, como parte integradora da Pastoral do Surdo.

A última etapa da atividades foi feita em grupos, formado pelos surdos e intérpretes, cegos e representante da Catequese Diferenciada, os cadeirantes do Movimento FCD (Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência e outro grupo da FCD. Foram apresentadas 4 questões práticas que podem ser vividos pelos que estão inseridos neste Projeto de Evangelização.

Padre Robson percorreu os grupos e marcou reunião com as coordenações da Pastoral do Cego e do Movimento Ecumênico da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD).

No final da manhã, a foto oficial foi feita nos jardins do Palácio São Joaquim contando com o apoio do Carlos Moioli. Ao meio dia, Padre Robson deu a bênção final, ainda nos Jardins e alguns outros comunicados foram dados.

Manhã de sábado, cheia de esperança para continuar da evangelização e um forte convite para que outros entrem e formem uma grande família, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.