IRMÃ MERCEDES CAMARGO, APÓSTOLA DOS SURDOS DO RIO DE JANEIRO FEZ SUA PÁSCOA HOJE!

Pastoral do Surdo participa da confecção do tapete na Solenidade de Corpus Christi
5 de junho de 2023
Missa da Esperança Cristã pela alma da Irmã Mercedes na Igreja Santa Margarida Maria da Lagoa
12 de junho de 2023

IRMÃ MERCEDES CAMARGO, APÓSTOLA DOS SURDOS DO RIO DE JANEIRO FEZ SUA PÁSCOA HOJE!

A Comunidade das Irmãs da Congregação Nossa Senhora do Calvário comunicou há pouco, às 17h30 deste sábado, o falecimento de nossa querida Irmã Mercedes Camargo Sarti na Casa Provincial em São Paulo.

Desde 1989, Irmã Mercedes estava residindo na Casa das Irmãs na Gávea. Logo assumiu cargos dentro da Pastoral como catequista e animadora da Pastoral do Surdo da Arquidiocese do Rio.

Irmã Mercedes era doce e carinhosa, amável e sempre atenta aos detalhes das atividades da Pastoral.

Sempre chegava antes para que tudo estivesse pronto e organizado!

A Pastoral do Surdo teve um espaço no Instituto Nossa Senhora de Lourdes – INOSEL, com um armário, cadeiras, material de escritório, bíblias para que a Pastoral fosse se estruturando, isso foi em dezembro de 1992. A partir de então , nunca mais a Irmã nos deixou sozinhos.

A Gávea sempre foi um espaço de encontro dos surdos católicos, encontro de ex-alunos, encontro para celebrar a Festa Junina e os bingos. Lá estava a Irmã Mercedes liderando e organizando tudo.

O 1º curso de Libras em 1989, na Gávea, ministrado por Lúcia Severo *surda, Irmã Mercedes era uma das alunas e juntamente com o professor Cesar Bacchim, começava a grande caminhada da Pastoral do Surdo na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Irmã Mercedes pediu à superiora da Congregação para ser transferida para São Paulo, pois é natural de Bragança Paulista, assim poderia ficar mais perto de seus familiares e das religiosas.

Assim, passou a residir em São Paulo em 2021.

Há pouco tempo, foi diagnosticada com câncer e depois de tudo que a medicina e a Congregação fizeram não pode mais resistir.

Desde ontem, a Irmãs de São Paulo, estiveram ao seu lado, com a oração do terço e acompanhando a sua partida. Obrigado a todas as Irmãs de São Paulo.

Para os surdos do Rio de Janeiro, a Irmã Mercedes foi uma grande amiga, uma religiosa exemplar, ela amava os surdos do Rio.

Hoje, ela volta para a Casa do Pai e Nossa Senhora do Calvário recebeu em seu braços.

Obrigado, Irmã, por tanto bem que fez para nós, tanta ajuda e colaboração e alegrias junto de nós. Sentiremos muito a sua ausência. No céu interceda por cada surdo, cada surda e por cada intérprete!

Na comunhão dos Santos, nos cremos. Gratidão eterna!

Rezemos um Pai Nosso e uma Ave Maria pelo seu descanso eterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.