Pasped participa do Dia da Palavra de Deus na Catedral do Rio

Domingo da Palavra de Deus 3º Domingo Tempo Comum
14 de janeiro de 2023

Pasped participa do Dia da Palavra de Deus na Catedral do Rio

Há 4 anos, o Papa Francisco instituiu o Dia da Palavra de Deus, no 3º Domingo do Tempo Comum, Portanto, no dia 22 de janeiro a Arquidiocese convocou os que estão diretamente na Missão e no Serviço da Palavra de Deus: catequistas, agentes de Pastoral e coordenadores dos Círculos Bíblicos. A Pasped também se fez presente com representantes do Movimento Ecumênico da Fraternidade Cristã – FCD, Catequese Diferenciada, Pastoral do Cego e Pastoral do Surdo.

A Manhã Solene iniciou-se às 9h com a Oração da Igreja, Liturgia das Horas e momento de grande silêncio para que a Palavra proclamada penetrasse nas mentes e nos corações.

Em seguida, deu-se início a Celebração Eucarística das 10h, presidida por Dom Orani João, Cardeal Tempesta e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antonio Catalan e demais sacerdotes.

Na Liturgia da Palavra, a primeira leitura do Profeta Isaías foi proclamada em braile, por um membro da Pastoral do Cego e toda a Eucaristia foi interpretada por 4 intérpretes das Comunidades do Méier, Lagoa, Penha e São João de Meriti.

As Comunidades de surdos presentes da Arquidiocese do Rio foram Paróquias do Imaculado Coração de Maria do Méier, Santa Margarida Maria da Lagoa, Bom Jesus da Penha, Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande, Nossa Senhora de Fátima do Pechinha, São João Bosco do Riachuelo, São Francisco Xavier da Tijuca e da Arquidiocese de Niterói, da Paróquia Santana da Porciúncula e da Diocese de Duque de Caxias, Paróquia de São João Batista de São João de Meriti.

Da FCD esteve presente o Núcleo da Tijuca, duas cadeirantes e voluntárias e grande número da Catequese Diferenciada com as catequistas e coordenação.

Após a Comunhão, Dom Orani entregou a um representante dos 9 Vicariatos da Arquidiocese e aos representantes da Catequese Diferenciada e da Pastoral do Surdo, um exemplar da Bíblia, ratificando a Missão de uma Igreja permanentemente Missionária e Evangelizadora. Ainda, no final toda a assembleia recebeu um versículo bíblico das mãos dos sacerdotes.

Dom Catelan anunciou, no final da Eucaristia que a Arquidiocese está preparando material e todo o Rito de Preparação a todos os Catequistas, que a partir de então será um ministério dentro da Igreja.

O Papa Francisco institui, recentemente o ministério de catequista: uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo.

Ainda destacou que a Palavra de Deus deve estar nos corações das pessoas, em todos os lugares e em todas as situações humanas, reforçando que a Palavra é sempre luz no Caminho do cristão.

Louvemos a Deus, por esse Domingo celebrado com fé, alegria e esperança em nossas Comunidades e Pastorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.