Catequese Diferenciada da Arquidiocese do Rio contribui para Sínodo dos Bispos – 2023

Memória dos nossos entes queridos: Finados
29 de outubro de 2022
Coordenadores da Pastoral do Surdo fazem planejamento das Atividades 2023
5 de novembro de 2022

Catequese Diferenciada da Arquidiocese do Rio contribui para Sínodo dos Bispos – 2023

dicasterio_leigos_familia_vida

Durante o ano de 2022, em contato com o responsável pela “coleta” de informações e a vida cristã (Sr. Vittorio Scelzo do Dicastério para os Leigos, a Famíliaa e a Vida), a nossa Arquidiocese participou deste momento forte da caminhada do Sínodo dos Bispos.

Foi indicado o jovem do Rio de Janeiro (João da Costa Antunes Junior), da Catequese Diferenciada, para relatar os desafios e as superações que vivencia na Comunidade Católica. Há poucos dias, recebemos a boa notícia que a PASPED teve seu texto escolhido como parte integrante do documento oferecido ao Santo Padre.

O Sr. Vittório nos encaminhou a seguinte mensagem:
“A versão final do texto do resumo que apresentamos ao Santo Padre e à Secretaria do Sínodo foi publicada no site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e está disponível na página”:  http://www.laityfamilylife.va/content/laityfamilylife/en/news/2022/la-chiesa-e-la-nostra-casa–il-documento.html

“É a primeira vez que um texto deste tipo – fruto das contribuições oferecidas em primeira pessoa por mulheres e homens com deficiência – chega ao Sínodo. Por esta razão, oferecemos como testemunho do trabalho realizado e como contribuição para a reflexão subsequente”.

Continua o Sr. Vittorio: “Apraz-nos notar que a Secretaria do Sínodo inseriu uma ampla referência à inclusão das pessoas com deficiência no documento de trabalho para a fase continental do Sínodo”:

Uma opção pelos jovens, as pessoas com deficiência e a defesa da vida

36. Numerosas sínteses assinalam a falta de estruturas e modalidades de acompanhamento apropriadas às pessoas com deficiência e apelam a novos modos para acolher o seu contributo e promover a sua participação: a despeito dos seus próprios ensinamentos, a Igreja arrisca imitar o modo como a sociedade as põe de lado. “As formas de discriminação enumeradas – a falta de escuta, a violação do direito de escolher onde e com quem viver, a negação dos Sacramentos, a acusação de bruxaria, os abusos – e outras, descrevem a cultura do descarte no confronto com as pessoas com deficiência. Essas não nascem por acaso, mas têm em comum a mesma raiz: a ideia de que a vida das pessoas com deficiência valha menos que as outras” (Síntese da consulta sinodal especial de pessoas com deficiência, ao cuidado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida). Conclui ele: “Este é o primeiro fruto tangível do nosso trabalho comum”.

Agradecemos ao jovem João e à sua Catequista Gilciara pelo apoio e contribuição para que esse momento histórico se tornasse realidade na Igreja Católica.

Obrigado Santo Padre, Papa Francisco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.