Na Oração conhecida como Profissão de Fé ou Símbolo dos Apóstolos, há um artigo que diz: “Creio na comunhão dos santos”.
Podemos afirmar que a nossa fé cristã crê que há uma plena comunhão, total união de todos os santos que testemunharam Jesus Cristo a partir de suas realidades e contextos históricos. A santidade consiste em viver uma entrega total a Deus, na pessoa de cada pessoa marginalizada ou que sofre. Os Santos entenderam o verdadeiro Amor a Deus passa pela caridade com os nossos irmãos.
Jesus, no Evangelho de Mateus 10, 42 que até mesmo um copo de agua fria dada a um sedento terá sua recompensa. Portanto, em nossa vida terrena, podemos viver a santidade, com sua graça e vida de oração, alcançaremos a misericórdia de Deus.
Os Santos e Santas estão junto do Pai e na fé e na caridade, nós podemos pedir a sua intercessão junto de Deus e serem os nossos modelos, as nossas referências para uma vida santa.
Viver a comunhão dos santos exige de nós a plena unidade do Corpo Místico de Cristo, a sua Igreja, onde Cristo é a Cabeça e nós, os membros.
Quando rezamos, na Missa ou fora da Missa, o nosso Credo, reafirmemos e renovemos a nossa esperança e fé junto de todos os que vieram da grande tribulação e foram alvejados, lavados no sangue do Cordeiro (Apocalipse 7, 14).