Capela Santa Teresinha da Pequena Cruzada recebe os surdos da Arquidiocese
10 de julho de 2021Comunidades de Surdos de Volta Redonda e da Tijuca no Rio retomam atividades!
13 de julho de 2021
A esperança e o amor nunca decepcionam.
A fé nos encorajou para organizar uma das primeiras atividades presenciais da Pastoral do Surdo da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
No dia 10 de julho, sábado, contamos com a presença de 35 surdos das Comunidades da Lagoa, Méier, Jacarepaguá, Tijuca, Penha e da Arquidiocese de Niterói (Paróquia da Porciúncula de Sant’Ana) na Capela Santa Teresinha da Pequena Cruzada da Lagoa.
Dois sacerdotes do Seminário Arquidiocesano de São José do Rio Comprido, Pe. Robson e Pe. Pedro presidiram os atos litúrgicos. Teve início às 14h com a reflexão sobre os Dez Mandamentos sob a orientação da Ir. Rivane. O mais interessante é que Padre Robson está na Oficina de Libras no Seminário e já possui conhecimento para se comunicar com os surdos, já o Padre Pedro ainda não teve a oportunidade de aprender os sinais, mas sua empatia e acolhimento, atitudes fundamentais para eles se sentissem à vontade para acolher o perdão misericordioso de Deus. A comunicação foi possível!
Durante a reflexão e o exame de consciência, cada surdo recebeu uma folha de papel, impressa, com uma árvore indicando os frutos do pecado, com esse material visual ajudou muito a comunidade presente a fazer um bom exame de consciência.
Logo após a Confissão Auricular, os dois sacerdotes levaram as folhas de papel até o pátio da entrada da capela para realizar a “queima simbólica dos pecados”.
Padre Pedro, neste momento ressaltou a importância do seguimento de Jesus Cristo através de uma permanente busca da santidade.
Sob o Corcovado, o Cristo Redentor, já iluminado, pois já era final da tarde, a comunidade concluía o primeiro ato religioso!
A Eucaristia iniciou-se às 16h sob a presidência do Padre Robson e concelebrada pelo Padre Pedro. Durante toda a Missa realizada em Língua Brasileira de Sinais, contando com apoio de três intérpretes, professoras Laura e Mariana da Paróquia São Francisco Xavier da Tijuca e do professor Cesar da Comunidade da Lagoa. As leituras foram proclamadas pelos surdos em Libras.
Após a Comunhão, o coordenador local, Alexandre agradeceu a presença de todos, de modo especial aos dois padres que começam a conhecer a cultura e a identidade dos surdos.
Após a bênção final, foi ministrado o Sacramento da Unção dos Enfermos a uma surda, que fará uma cirurgia em breve.
Em seguida, no pátio da Capela foi oferecido um lanche rápido e a foto oficial de todos os presentes.
Agradecemos ao pároco, padre Manoel Manangão pelo apoio a este evento e aos sacerdotes que começaram sua inserção na Comunidade dos surdos.
Veja os momentos significativos do evento!
A Missa foi transmitida pelo yotube da Pastoral do Surdo Regional Leste 1.