24 de Janeiro – São Francisco de Sales – Bispo e Doutor da Igreja

Brasão da Diocese de Joinville. Cidade - sede onde se realiza o 18º ENAPAS  e o 8º ENCICAT
Encontro Nacional dos Surdos e Intérpretes no Sul do Brasil
15 de janeiro de 2018
Foto Oficial do 18º Encontro Nacional da Pastoral do Surdo e do Intérpretes Católicos com surdos e ouvintes na cidade de Joinville (SC) no período de 16 a 20 de janeiro. Todos em pé. Sendo 7 padres e 1 bispo. total 103 pessoas.
Pastoral do Surdo do Brasil tem nova Equipe de Coordenação Nacional
24 de janeiro de 2018

24 de Janeiro – São Francisco de Sales – Bispo e Doutor da Igreja

Imagem (Pintura de São Francisco de Sales. Tem um livro na mão pois escreveu muito sobre Espiritualidade. Um cordão peitoral com uma cruz.

Estampa de São Francisco de Sales, Doutro (Escritor) da Igreja e Bispo.

São Francisco é fundador da Ordem da Visitação, patrono da família salesiana e patrono da Pastoral do Surdo no Brasil.

Este santo nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.

Anos mais tarde, São Francisco escreveu “Introdução à vida devota” e, vivendo do amor de Deus, escreveu também o “Tratado do amor de Deus”.

Certa ocasião, atacado pela tentação de desconfiar da misericórdia do Senhor, ele buscou a resposta dessa dúvida com o auxílio de Nossa Senhora e, assim, a desconfiança foi dissipada. Estudou Direito em Pádua, Itália mas, contrariando familiares, quis ser padre. E foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros.

No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado (Bispo)  em Genebra. Primeiro, como coadjutor, depois, sendo o titular. Um apóstolo do amor e da misericórdia. Um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida, a mansidão do Senhor.

Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas.

Doutor da Igreja, (escreveu muitos sobre Espiritualidade Cristã) é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos. 

Também a Pastoral do Surdo do Brasil o tem como patrono, pois durante a sua vida, acolheu em sua residência um surdo (Martinho). Esse o considerava como um verdadeiro pai. 

Esse grande santo da Igreja morreu com 56 anos, sendo que 21 anos foram vividos como bispo.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que, os surdos e os intérpretes possam viver a unidade como pregou São Francisco de Sales.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_7916csp1ansq3gjbafe17agc23, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0