Comunidade de Niterói celebra aniversário e o Ano Mariano!

Fran, Nice e Maria Helena degustando os quitutes de Natal, no salão do 2º andar.
Fórum Permanente discute sobre a paternidade responsável
1 de agosto de 2017
Templo da Basílica Nacional em Aparecida no Estado de SP. Edifício monumental feito em tijolos, sem pintura externa, uma torre com relógio e uma cúpula verde imensa.
Regional Leste 1 (RJ) prepara Romaria ao Santuário Nacional
9 de agosto de 2017

Comunidade de Niterói celebra aniversário e o Ano Mariano!

Surdos de Niterói em frente o bolo. dia 06 de agosto comemorando os 16 anos de fundação da Comunidade.

Membros da pastoral de surdo de Niterói. Salão Paroquial comemorando 16 anos de fundação.

70 surdos com o Frei Sérgio no altar principal da Igreja, todos em pé para a foto oficial.

Foto oficial dos participantes da Missa e do 13º Retiro Espiritual na Comunidade de Niterói.

No dia 06 de agosto, na Festa da Transfiguração do Senhor, cerca de 70 participantes vindos das Comunidades do Rio, São Gonçalo, Magé, Teresópolis e São Paulo foram acolhidos no salão paroquial a partir das 9: 00 h para o café da manhã. Seguida de Oração. em seguida, no salão da multimídia, surdos e ouvintes participaram de uma reflexão dialogante sobre “Maria, corajosa missionária da Igreja”. Através de imagens de Nossa Senhora, desde a sua Natividade até a Celebração de Pentecostes, o professor Cesar Bacchim envolveu a todos com perguntas, dramatizações e momentos fortes de acolhimento e ternura. A professora Nidéa foi homenageada por seu aluno Geraldo Reys, ainda no INES. Ela com mais de 80 anos, ainda se lembrava do aluno adolescente em Laranjeiras. Uma tarefa para casa foi deixada para todos: as 7 dores e as 7 alegrias de Maria ao longo de sua história. A Missa foi celebrada pelo Frei Sérgio, Diretor Espiritual da Pastoral do Surdo. A participação dos surdos na Missa foi muito grande, além das leituras, procissão de entrada, ministra extraordinária da Eucaristia, Ana Maria Reys colaborou na distribuição da Comunhão. De fato, a Missa das 11 h pode – se afirmar que é uma Missa inclusiva. Após a comunhão, o celebrante ungiu as mãos dos intérpretes presentes, instrumentos de comunicação e de evangelização nas comunidades católicas. O almoço foi partilhado com as variedades vindas dos próprios surdos. Em seguida, a dramatização dos títulos de Nossa Senhora que recebe ao longo da história da Mariologia: Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima, de Aparecida, de Lourdes. Já no final do Retiro, todos se dirigiram para a Capela para o momento de Adoração ao Santíssimo e a Celebração Penitencial presidida pelo Frei Sérgio. O bolo não poderia faltar. São 16 anos de caminhada fortalecida no Senhor e na sua Graça. Testemunho e alegria de servir o Senhor. Sinal de comunhão e de unidade. Agradecemos a todos que cooperaram por mais esse dia bonito de domingo. Deus há de recompensar a todos. O evento foi encerrado às 16 h e os que participaram retornaram às suas famílias mais fortes e corajosos. Maria é a Mãe que nos mostra seu Filho Jesus!

Mais de 30 surdos em pé dentro da Igreja, participando da Missa na Igreja de Niterói. Domingo, dia 06 de agosto na Missa das 11 h.

Celebração da Eucaristia na Igreja da Porciúncula de Sant’Ana em Niterói.

Três surdos sentados no chão e com vasours na mão imitando remos, dentro de uma canoa. Dramatização da pesca da imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1717.

Dramatização da pesca da imagem de Nossa Senhora pelos 3 pescadores no Rio Paraíba do Sul em 1717.

Surdos sentados participam da Confissão Comunitária. Mais de 50 surdos em oração.

Celebração da Penitência na Capela no interior do jardim da Igreja.

Os intérpretes são ungidos com o óleo pelo Frei Sérgio. As mãos são instrumentos de comunicação e de evangelização. Na Igreja, após a Comunhão.

Rito da unção das mãos dos intérpretes em LIBRAS, após comunhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.