Bolo de cor branca e com os seguintes dizeres: Pastoral dos surdo - 17 anos da Comunidade da Igreja da Penha.
Comunidade de surdos da Penha comemora 17 anos de evangelização!
4 de dezembro de 2016
Pastoral do Surdo celebra Natal – convite
11 de dezembro de 2016

Papa nomeia dois novos bispos para o Rio de Janeiro!

Da esquerda para direita: Padre Paulo Romão, ao centro, Dom Orani, Cardeal do Rio e ao lado, Monsenhor Joel

Da esquerda para direita: Padre Paulo Romão, ao centro, Dom Orani, Cardeal do Rio e ao lado, Monsenhor Joel

A trajetória pessoal dos dois novos bispos auxiliares:

 

Monsenhor Joel Portella Amado.

Monsenhor Joel Portella Amado pertence ao clero diocesano do Rio de Janeiro. Nascido em 2 de outubro de 1954, na cidade do Rio de Janeiro, teve a formação para o sacerdócio no Seminário Arquidiocesano São José. Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 pela imposição das mãos de meu amado predecessor, Cardeal Eugênio de Araújo Sales. Desde a sua ordenação, foi pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado (1982-1991) e Nossa Senhora da Vitória (1991-2014). Até o dia de hoje é o pároco da Paróquia São Sebastião, Catedral Metropolitana. Tem exercido, ainda, outras funções em nível arquidiocesano, tais como: Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral. Foi membro do INP – Instituto Nacional de Pastoral (2008-2012) e membro de reflexão teológico-pastoral do CELAM (2014-2016). Membro do colendo Cabido Metropolitano e nomeado Capelão de Sua Santidade, pelo Papa Bento XVI. É, ainda, membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Teologia pela mesma Universidade (1999). Tem larga e festejada experiência na área de Teologia, com ênfase em Antropologia Teológica e Teologia Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas: evangelização, inculturação, pastoral urbana, teologia e urbanização. Atualmente é professor no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Está sendo nomeado hoje Bispo Titular de “Carmeiano” e Auxiliar de nossa Arquidiocese.

Padre Paulo Alves Romão

Paulo Alves Romão, nascido a 6 de abril de 1964, em Barra do Jacaré, Diocese de Jacarezinho, Estado do Paraná é também do clero arquidiocesano. Obteve o grau de bacharel em Filosofia na Faculdade Eclesiástica João Paulo II (1991-1992) e de bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1993-1997). Obteve o grau de mestre (1997-1998) e de doutor em Teologia sistemática pastoral (2007-2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com a tese A estrutura sacramental na história salvífica: estudo comparado Edward Schillebeekx e Luigi Giussani. Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1997 pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, na qual exerceu as seguintes funções: Diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano São José (1997-1999), Professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998-2016); responsável diocesano do Movimento Comunhão e Libertação (2001-2016); diretor do Departamento de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2002-2016), Professor do Instituto Superior de Ciências Religiosas (2004-2005), Responsável pela Pastoral da Educação desta Arquidiocese (2009-2016), Pároco da Paróquia Bom Pastor (2011-2016) e Diretor espiritual do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos (2016). Hoje foi nomeado Bispo Titular de Calama, Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

 UT OMNES UNUM SINT (Que todos sejam um)

É uma grande alegria receber dois bispos auxiliares que são do amado clero do Rio de Janeiro. Isso demonstra a vitalidade e o valor dos padres formados em nossa Arquidiocese. Meu afetuoso cumprimento ao clero arquidiocesano na certeza de que os senhores irão acolher com carinho os novos colaboradores que o Papa Francisco envia para comigo e sob a minha direção de Bispo Diocesano possamos fazer acontecer a ação pastoral em nossa querida Arquidiocese buscando sempre o ideal que deve nortear a todos: bispo diocesano e seus bispos auxiliares, clero e povo santo de Deus: “Ut omnes unum sint”, ou seja “de modo que todos sejam um em Cristo!”.

Por fim, gostaria de pedir ao nosso querido Povo de Deus que acolha com alegria, entusiasmo e gratidão ao Senhor os nossos novos Bispos auxiliares. Eles vêm nos ajudar a caminhar melhor. Eles são sucessores dos Apóstolos, parte do colégio episcopal assim como todos os demais Bispos – Eméritos, Arcebispos e Senhores Cardeais – e nessa condição cabe-lhes as mesmas faculdades que Jesus deu aos doze (cf. Mt 18,18). Faz-se, portanto, a distinção na forma de servir, mas não no ministério ou no modo de ser Bispo. Este é e sempre será um sucessor do Colégio Apostólico até o fim dos tempos. A ordenação de ambos está agendada para o dia 28 de Janeiro de 2016, sábado, às 9 horas da manhã em nossa Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Temos consciência das realidades que vivemos no mundo, no país, em nosso estado e cidade. Sabemos bem o terreno onde pisamos e como as pessoas tem necessidade de encontrar luzes em suas vidas. Ao termos mais dois auxiliares temos certeza de que irão colaborar para estar junto aos que sofrem e necessitam assim como nos ajudarão a semear esperança e paz.

Monsenhor Joel Portella Amado e Monsenhor Paulo Alves Romão, sejam bem-vindos! Nós os acolhemos como bons operários da vinha do Senhor nesta Igreja particular do Rio de Janeiro para servir destemidamente, particularmente os mais pobres e necessitados, para vivenciar a caridade pastoral, construindo vínculo de comunhão com o Bispo Diocesano, dispensando os mistérios sagrados, com a preciosa ajuda do amado clero, manifestando a todos os homens e as mulheres a virtude paciência na construção da misericórdia e da paz!

Fonte: www.arqrio.com.br

Da esquerda para direita: Padre Paulo Romão, ao centro, Dom Orani, Cardeal do Rio e ao lado, Monsenhor Joel

Da esquerda para direita: Padre Paulo Romão, ao centro, Dom Orani, Cardeal do Rio e ao lado, Monsenhor Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.