Foi com grande alegria no coração que a Pastoral da Pessoa com Deficiência preparou a entrada pela Porta Santa na Igreja – Mãe do Rio, CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO. No dia 11 de junho, mais de 140 membros das Pastorais que atual junto às PCD: (Pastoral do Cego, Pastoral do Surdo, Movimento Ecumênico da Fraternidade Cristã de PCD – FCD, Movimento de Fé e Luz e Catequese Especial) e Religiosas de Nossa Senhora da Glória, se reuniram para suplicar o perdão ao Pai, no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.
Na entrada da Catedral, a Cerimônia foi presidida pelo Pároco da Catedral, Monsenhor Joel Portela, com a participação do Coral. Com o canto da Misericórdia, “Senhor, quem entrará no Santuário”, os fiéis foram adentrando à nave central. Com aspersão da água benta, todos caminharam com tranquilidade, respeito e serenidade até o local da Missa da Peregrinação do Ano Santo (altar lateral de Nossa Senhora).
A Rede Vida de Televisão transmitiu a Missa para todo o Brasil, a partir das 9:00 h. O coral das moças cegas do Sodalício da Sacra Família da Tijuca abrilhantou a Grande Ação de Graças. A participação na Liturgia da Palavra teve a participação do membro da Pastoral do Cego, Jorge, proclamando a 1ª Leitura em braile, junto à intérprete de LIBRAS, Laura. O Salmo de Resposta foi proclamado pela Janise, surda e uma das membros da Equipe de CRP (Coordenação Regional de Pastoral do Leste 1). O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Permanente e assessor eclesiástico, José Ferreira (BA). A participação de diversos intérpretes em LIBRAS foi fundamental para que a Missa foi inclusiva. A mensagem pós comunhão foi feita pelo Eraldo, cadeirante e membro da FCD. Após a Missa tão participativa e inclusiva, toda a Igreja foi testemunha de que a PCD pode e tem seu espaço como batizado e membro efetivo da mesma. Agradecemos a todos que contribuíram para o êxito da Cerimônia. Esse dia ficará marcado para sempre no coração daqueles que tiveram a oportunidade