Movimento Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD/RJ)

slider_0002Histórico

É um Movimento Internacional Ecumênico fundamentado no espírito do Evangelho, no qual as próprias pessoas com alguma deficiência assumem sua direção, organização e difusão. Nasceu na França, em Verdun em 1942. Fundada pelo Padre Henri François e, logo depois, expandiu-se por toda França, transpondo as fronteiras e atingindo outros países da Europa e África. Em 1967, foi o momento da América Latina. No Brasil, o movimento chegou em 1972 no Rio Grande do Sul, através do seminarista Vicente Masip. Em dezembro de 1978, Padre Geraldo Labarérre plantou a primeira semente da Fraternidade no Rio através de Nice Freitas Seabra de Mello que, com sua sensibilidade e determinação, conseguiu expandir o Movimento para todo o Rio de Janeiro.

Objetivos

  • Reunir pessoas com deficiência, colocando-as em contato umas com as outras para integrá-las onde se encontram, promovendo a integração na família, na comunidade e na sociedade.
  • Despertar o valor da vida e fazer descobrir suas capacidades, dons e a autoconfiança, passando a participarem ativamente como pessoas responsáveis com direitos e deveres, com a missão de levar sua experiência ao próximo através de visitas e contatos pessoais.
  • Formar núcleos onde ocorram trocas de experiências, estudos, reflexões a partir do Evangelho baseado na realidade de cada um.

Estrutura

A FCD esta organizada em núcleos que se localizam nas cidades por bairros. Os núcleos se agrupam em Estaduais formando a Nacional, as Nacionais formam as Continentais e estas a Intercontinental. Em todos os níveis existem as equipes de: Coordenação,  Coordenação Adjunta e Conselheiros.

Contatos

Coordenação Estadual
É composta por uma Coordenação, 1ª e 2ª Coordenações Adjuntas, Conselheiro e Conselheira Adjunta.

Núcleo Campo Grande
Reuniões: 3º sábado de cada mês
Endereço: Rua Marechal Hastinfilo de Moura, 10 – Campo Grande

Núcleo Ilha do Governador
Reuniões: 3º sábado de cada mês
Endereço: Estrada do Dendê, 2.100 (Ao lado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

Núcleo Tijuca
Reuniões: 4º sábados de cada mês
Paróquia Santo Afonso- Rua Barão de Mesquita, 275 – Tijuca