Início bkp

Histórico

A Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped) foi criada no dia 05 de outubro de 2010 pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, Ord. Cist. Segundo as palavras do próprio arcebispo, o trabalho da pastoral sempre deve ser sempre elaborado em conjunto, no coletivo da fé e no diálogo com outros. Nesse sentido que até então, dentro da nossa Arquidiocese, as quatro áreas de deficiência desenvolviam suas atividades de evangelização de forma isolada. Cada um fazia bem, mas não partilhava e nem se quer havia encontro ou conhecimento dos membros das pastorais. Foi então no ano de 2010, que as pastorais que atuam junto à PCD começaram a se encontrar e a se estruturarem. O Fórum Permanente da PCD foi um dos espaços para acolher as quatro áreas da deficiência (auditiva, física, visual e intelectual). Desde então, o trabalho vem sendo inclusivo entre as PCD. Diversos momentos importantes e eventos todos são convocados e uma parcela importante da Igreja é vista, reconhecida, valorizada e acolhida. Hoje a Pasped tem um Organograma bastante complexo e abrangente.

Atividades

Os eventos são organizados pelas próprias pastorais e são comunicadas pelo site da Pasped. Ao longo do ano, cada pastoral, elabora a sua programação e essa é compartilhada com todos. Algumas atividades e eventos são realizados em espaços comuns: Eventos na Catedral, Adoração Eucarística, confecção do tapete de Corpus Christi, Fórum, Celebrações Eucarísticas, Seminário Arquidiocesano da PCD e encontros/reuniões promovidos pelo Vicariato para a Caridade Social (pastorais sociais) da Arquidiocese.

Gestão e Serviços

A Pasped tem como Orientador e referência Padre Manuel Manangão (Vicariato Episcopal para a Caridade Social); A Pasped faz parte das Pastorais Sociais. Há também um Coordenador Arquidiocesano que acompanha, apoia e participa do processo da caminhada das pastorais (Surdo, Cego, FCD, Movimento Fé e Luz). A Catequese Especial tem uma estrutura própria de coordenação e núcleos.

Contatos/Sede

Cúria Metropolitana
Rua Benjamin Constant, 23 - 3º andar Glória (Metrô)
Horário: das 9:00 às 18h
Telefone: 2292 - 3132 - Ramal 250
pasped@arquidiocese.org.br

encontrolagoa2016a

25º Encontro Regional do Leste 1 da Pastoral do Surdo

fcd_candelaria_paralimpiada

Missa abertura paralimpíada Rio 2016