Intérpretes católicos da Pastoral do Surdo preparam seu Manual!

articipação dos cegos e membros da Catequese Especial, na Catedral de São Sebastião. Coral das moças cegas ao lado e intérprete de LIBRAS.
Fórum Permanente apresenta seu Cronograma para 2017!
1 de março de 2017
Pastoral da Pessoa com Deficiência após a participação da Missa de Ordenação Episcopal. Catedral de São Sebastião do Rio.
Fórum Permanente da PCD celebra o Dia Internacional da Mulher com deficiência!
7 de março de 2017

Intérpretes católicos da Pastoral do Surdo preparam seu Manual!

São 12 pessoas intérpretes de LIBRAS das Comunidades de Surdos do Rio e do Regional Leste 1. Estão todos em pé par uma self. Local: Mitra Arquidiocesana na Glória.

Grupo de Intérpretes Católicos no dia 04 de março na Mitra do Rio. 1º Encontro do ano de 2017.

Diácono BA, Paula segura um qaudro dcom imagem de Jesus Bom Pastor. Jesus tem uma ovelha nos ombros e um cajado. Jorge, outro intérprete segura a capela de madeira, cor escura com a imagem de São Francisco de Sales, patrono da Pastoral do Surdo

Em Oração de encerramento no Encontro do dia 04 de março.

No dia 04 de março, passado, intérpretes católicos que atuam na Pastoral do Surdo do Regional Leste 1 se reuniram na Mitra Arquidiocesana do Rio de Janeiro para traçar ações junto aos surdos. O Encontro começou às 10 h com o lanche partilhado. Estiveram presentes: Hilda, Camila, Paula e Cesar, membros da Coordenação Regional de Intérpretes, Diácono Permanente, José Ferreira (BA), Karine (Lagoa e Tijuca), Laura (Tijuca), Mariana e Mônica (Diocese de Nova Iguaçu), Esther (Pavuna), Jorge (Penha), Alexsandro (Arquidiocese de Niterói). Em seguida, a secretária Hilda fez a leitura da Ata da última reunião, procedido com a Oração da Manhã (Laudes do sábado). Diversos assuntos foram discutidos: o protagonismo do surdo dentro da pastoral e o papel ou função do intérprete, a qualidade da interpretação e as motivações para a atualização permanente do estudo da LIBRAS. A criação de um Manual dirigido aos intérpretes de hoje e de amanhã quer deixar a marca da caminhada ao longo dos 35 anos de Pastoral na Arquidiocese do Rio. Criada uma comissão de 4 intérpretes, sendo 2 da CRI e dois de Comunidades. Ao longo do semestre/2017, o Manual será apresentado todo mês e aprovação em 1º de julho desse ano. Para manter a unidade com os surdos, Karine e Cesar enviaram uma mensagem aos surdos, mostrando resumidamente sobre o encontro e convidando-os para o Encontro de Catequese no dia 11 de março no INOSEL, Gávea. O diácono BA encerrou com a Oração da Salve Rainha, no Ano Mariano e a bênção de despedida. O próximo encontro está marcado para o dia 1º de Abril.

2 Comentários

  1. Eliseu Brandão disse:

    Boa tarde meu nome é Eliseu sou pai do pequeno Josue Aragão que é Surdo moramos em Austin-Nova Iguaçu- RJ.
    Hoje tomei conhecimento desse belo trabalho com os cristãos realizado por esta pastoral junto associação dos surdos
    e gostaria de solicitar que fosse feito o msm trabalho para comunidade de Austin onde não temos interpretes para as missas e catequeses
    tento falar sobre Deus com meu filho em casa,pois ja busquei ajuda junto a Igreja catolica de Austin e assim como eu ela tbm não esta preparada
    para Evangelizar os surdos e isso acaba fazendo que os surdos acabem caminhe para outras religiões e com isso vem a divisão de religião entre os familiares.
    Imagine a dificuldade encontrada no lar onde os pais são catolicos e o filho é surdo ler ,como evangelizar? Precisamos quebrar essa barreira.
    Por isso é importante que Diocese envie interpretes para as igrejas e ensine libras para os membros pois só assim deixaremos de perder tantos fieis para outras Denominações.

    • Cesar Bacchim disse:

      Boa noite Sr. Eliseu,
      A Pastora do Surdo está presente na Capital em 9 comunidades. Na Catedral de Santo Antonio de Jacutinga existe a pastoral todos os domingos na Missa das 10 h, se não me engano. O senhor poderá entrar em contato com a intérprete Mariana para mais informações.
      A fundação das novas comunidades de surdos h´alguma exigências e cuidados: presença de surdos na Comunidade, contato com o pároco, contato com a Coordenação Regional (como o senhor está fazendo) e um número mínimo de 5 a 10 surdos. Há necessidade de um intérprete experiente e com com capacidade para levar à frente junto de um surdo adulto.
      Mas na Comunidade de Austin enquanto não houver, sugiro que busque a Catedral de Nova Iguaçu.
      Acompanhe a programação das atividade no site pasped.
      Em Cristo, paz e esperança. Deus abençoe o pequeno Josue.
      Att.
      Coordenação Regional Leste 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.