Conheça o Fórum Permanente

Histórico

Fundação

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro existia um grupo de leigos que estudava antes do lançamento dos temas da Campanha da Fraternidade sob a coordenação de Dr. Cândido. Assim sendo, a Pastoral do Surdo, pessoas cegas e membros da FCD foram convidadas para elucidar e mostrar o trabalho de evangelização, catequese que eram desenvolvidas na Arquidiocese. O tema da CF de 2006 foi “Fraternidade e a Pessoa com Deficiência”. O tema da Acessibilidade era urgente na Arquidiocese. A Mitra Arquidiocesana não havia rampas na entrada e tampouco banheiros adaptados. Contudo, o Vicariato para a Caridade Social, sob a coordenação do Cônego Manuel Manangão e Dr. Cândido assumiram os serviços de acessibilidade para os cadeirantes.
Podemos destacar também a presença do professor Cesar Bacchim em diversas reuniões preparatórios (2005) em Brasília junto à Comissão Executiva da CNBB visando elaboração do subsídio Texto-base 2006.

O Fórum foi criado no final do ano de 2005 em nossa Arquidiocese a partir da elaboração do texto-base feito pela Comissão da CF da CNBB. A semente inicial foi a partir da participação de cadeirantes, surdos e cegos nas reuniões mensais da CF da Arquidiocese de São Sebastião.

O Fórum quer ser um lugar eclesial e pastoral, de diálogo, discussão e partilha de vida que abranja as várias dimensões da pessoa com deficiência: religioso, político, social, cultural, familiar, educacional, trabalhista, econômico e afetivo.

Objetivos gerais

  • Discutir de projetos e políticas públicas, bem como leis existentes no Brasil (direitos conquistados pelas pessoas com deficiência);
  • Partilhar testemunhos e experiências de vida;
  • Aprofundar a fé cristã (Momento de Espiritualidade)
  • Convidar pessoas ou organismos que atuam nas áreas da PCD (sociedade civil e religiosa);
  • Propiciar para que os funcionários da Mitra estejam incluídos quer seja através de atualização de cursos de LIBRAS ou por meio de breves cursos sobre a convivência com os funcionários com alguma deficiência.

Participação

As pastorais já existentes na Arquidiocese: Movimento Fé e Luz e Catequese Especial (Deficiência Intelectual, Pastoral do Surdo, Pastoral do Cego e a FCD (Fraternidade Cristã de pessoas com deficiência)
Toda pessoa com deficiência, membros da família e amigos são bem-vindos!
Voluntários e demais pessoas de boa vontade

Local

Edifício João Paulo II
Rua Benjamin Constant, 23/ – Glória – Tel. 2292 31 32

Reunião Mensal

* Toda primeira 4ª feira do mês, das 18h às 19:15 h.
* No início da reunião há momento de lanche partilhado e comunitário.

Núcleo gestor

Coordenadora Arquidiocesana da Catequese Especial da Iniciação Cristã:

O Fórum é orientado pelo Vicariato da Caridade Social e atualmente está sendo coordenado por um núcleo gestor composto por um representante das 4 áreas de deficiência: surdez, visão, intelectual e física.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_io2n55045slrl7lp3lquopqsm7, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0