Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado com Seminário na Arquidiocese do Rio

7º Seminário da Pessoa com Deficiência na Arquidiocese do Rio
26 de novembro de 2022
Bom Jesus da Penha celebra 23 anos de fundação com Visita Missionária e Festa do Natal
3 de dezembro de 2022

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado com Seminário na Arquidiocese do Rio

Foi realizado o 7º Seminário Arquidiocesano da Pasped para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no dia 03 de dezembro na Instituição que acolhe moças cegas: Sodalício da Sacra Família, no bairro da Tijuca. O tema central foi ” a acolhida da Pessoa com deficiência na Igreja”. Um tema que está em sintonia com a preocupação e zelo apostólico do Papa Francisco.

No evento iniciou -se com um café da manhã às 8h30 e seguida de acolhida a todos os presentes. O coral das moças cegas ajudou-nos a rezar com os textos do tempo do Advento. Todo esse momento de Espiritualidade foi preparado pela Irmã Xislei e Rosa e Ana, membros da FCD ( Movimento Ecumênico da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência.

Impossibilitado de estar presente no evento, Dom Paulo Celso enviou uma mensagem em vídeo em foi apresentada aos presentes. Ele agradeceu a presença da Pasped na Arquidiocese e em nome de Dom Orani João Tempesta os colhia com coração aberto e pedia força de Deus para que a Pasped persevere no seu testemunho e no serviço na Igreja.

Em seguida, foi o momento da Catequese Diferenciada que nos apresentou o processo de inclusão de jovens e adultos com algum transtorno intelectual. João da Costa e sua catequista Gil, do bairro Vaz Lobo nos trouxeram experiências ricas da Comunidade contanto com o apoio do padre Niraldo dos Santos e de toda a Comunidade.

Em seguida, o momento da Pastoral do Surdo. Alexandre da Silva, atual Coordenador Regional do Leste 1 nos trouxe a reflexão sobre a Igreja Inclusiva e Sinodal com breve histórico da fundação e o conceito de Sinodalidade, desafio para as Pastorais e para toda a Igreja de hoje.

Dra. Débora Prates apresentou os desafios dos cegos na sociedade e de modo particular no mundo jurídico. O preconceito estrutural da sociedade julga e exclui a pessoa cega, dificulta à acessibilidade e a atuação com suas qualidades e talentos em diversos espaços.

A Coordenadora da Pastoral do Cego, Sra. Antonia de Maria nos recordou os avanços, pela força da Lei no Brasil, os cegos têm amis autonomia: as mídias sociais e o celular, toda a correspondência nacional ou internacional ligada à pessoa cega é gratuita em todas as Agências dos Correios.

Para finalizar, a intérprete Margareth Lessa, da Comunidade Coração de Maria do bairro do Méier, deu seu testemunho no ministério nas Comunidades de surdos.

Em seguida, foi apresentada a mensagem do Santo Padre no Dia da Pessoa com Deficiência.

Como culminância da Celebração, foi nos oferecido uma saborosa feijoada preparada pela Comunidade Religiosa. A foto oficial com as internas foi feita no pátio da Instituição.

Agradecemos a Deus por esse Dia, por todos os que participaram da organização do evento . Nosso abraço fraterno de gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.