A programação anual de visita às Comunidades de surdos da Arquidiocese continua a todo vapor! Neste Domingo da Solenidade da Assunção de Maria, cerca de 40 surdos de Nova Iguaçu, Méier, Jacarepaguá. Riachuelo, Lagoa e Penha participaram da Missa das 8:30 h na Igreja de Santo Antonio da Pavuna. A Eucaristia foi presidida pelo pároco Frei Vitor, da Ordem dos Agostinianos Descalços (OAD). A presença dos intérpretes, Rodrigo (Nova Iguaçu), Cesar (Lagoa) e Laura (Tijuca) contribuíram na interpretação da Sagrada Liturgia. Os surdos participaram fazendo a proclamação das leituras e das preces. Após a Missa, a novidade deste ano no café da manhã foi a sopa de ervilha, tão bem preparada pela intérprete Esther contando com o apoio dos seus filhos e neto e de modo especial de Dona Vera, membro da Paróquia. A presença do Frei Vitor ao salão paroquial foi importante, pois foi “batizado” com o seu sinal, escolhido pela Comunidade de surdos presente.
Além do acolhimento que fez a todos, lembrou que a Igreja é viva, a presença dos surdos como testemunho de seguimento a Jesus precisa continuar e convidar ainda mais outros irmãos para viver a fé em comunidade. Foram dados os avisos e feitos os comunicados dos eventos em setembro e outubro:
08 de setembro – Dia de Convivência na Comunidade de Niterói
14 de setembro – Missa em Ação de Graças pelos 38 anos de fundação da Pastoral do Surdo na Arquidiocese do Rio – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência – 10 h – Largo da Carioca
05 de outubro: 28º Encontro Regional do Leste 1 da Pastoral do Surdo – Colégio da Assunção – Niterói