Comunidade de Surdos comemora 5 anos de fundação

Cerca de 40 pessoas cadeirantes e andantes participaram do 2º Encontro Estadual de Formação nos dias 13 a 15 e outubro em São Conrardo. Estão todos num grande salão posicionados para a foto.
FCD/RJ participa de Curso de Formação
16 de outubro de 2017
Igreja de Nossa Senhora das Graças de Volta Redonda. Cor bege, linhas retas, construçã moderna, sem travos barroco ou gótico. Tem um muro na frente da Igreja.
Volta Redonda acolhe a Visita Missionária dos surdos do Rio
16 de outubro de 2017

Comunidade de Surdos comemora 5 anos de fundação

Grupo de surdos em volta da mesa com um bolo com o desenho de Nossa Senhora de Fátima. todos cantam os parabéns em LIBRAS.

Comunidade local de Nossa Senhora de Fátima canta os parabéns e partilha o bolo.

anise apresenta uma reflexão sobre os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e as 7 dicas do Papa Francisco sobre Maria, mãe de Jesus. Grupo de surdos sentados no salão paroquial.

Janise apresenta uma reflexão sobre os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e as 7 dicas do Papa Francisco sobre Maria, mãe de Jesus.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima do bairro do Pechincha comemorou 5 anos de caminhada da Pastoral do Surdo no dia 15 de outubro (domingo passado). As festividades iniciaram com a Missa das 10:15 h presidida pelo Vigário Paroquial, padre Evandro.  A Coordenação Regional Leste 1 esteve presente, Iracema e Janise (surdas) e Paula, Hilda e Cesar (intérpretes). Mesmo sob uma chuva fina e fria, os surdos vieram do Méier, Penha, Lagoa e Pavuna para prestigiarem a comunidade local. Destacamos a grande acolhida e o carinho do presidente da Missa, cuja palavras na Homilia emocionou a toda assembleia. O Evangelho dominical narrou a Parábola do banquete do Rei, cujo convite é feito a todos, porém nem todos acolhem e participam. Padre Evandro destacou a importância da presença dos surdos na comunidade paroquial, testemunho de vida e de solidariedade. Embora haja preconceito e vergonha, a Comunidade acolhe todos sem distinção. Por ser o dia do Professor, padre Evandro lembrou dos educadores e professores no Brasil, mesmo vivenciando uma situação muto difícil, ele pediu para não desistir e não perder a esperança.  As leituras e preces foram feitas em LIBRAS pelos surdos e a procissão das Ofertas pelos intérpretes. Após a Missa, todos se dirigiram ao salão paroquial para o lanche comunitário, seguida de uma reflexão sobre os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastores, em Portugal. A reflexão foi feita pela atual coordenadora local, Janise Duque Estrada. Em seguida, foi feita uma dinâmica da caixa de defeitos e falhas humanas. Nesse momento já se passava do meio – dia. Mas faltava ainda os parabéns… O bolo foi partido às 12:30 h e todos felizes em participar dessa caminhada do povo de Deus. O Coordenador Arquidiocesano, professor Cesar destacou a importância da vivência da fé em comunidade e o valor da união, sem rivalidade e sem ciúmes. Além disso, lembrou da Visita Missionária que será feita no dia 29 de outubro à Comunidade de Volta Redonda. 

Altar de Nossa Senhora de Fátima, padre de roupa de cor verde, com os coroinhas ao seu lado. Diversos intérpretes fazem a tradução em LIBRAS.

Missa em Ação de Graças pelos 5 anos de fundação da Comunidade de Surdos. Presidente da Missa, Padre Evandro.

 

Grupo de surdos e ouvintes cerca de 50. todos em pé em frente ao altar com o padre Evandro na foto oficial em frente ao altar. Há um banner com o texto: Pastoral do Surdo, Jacarepaguá.

Foto Oficial de todos os surdos e ouvintes na Missa dos 5 anos – Igreja Nossa Senhora de Fátima no dia 15 de outubro.

 

Confraternização dos surdos e ouvintes no Salão paroquial. O lanche foi compartilhado por todos. A partilha é um dos sinais do cristão.

Confraternização dos surdos e ouvintes no Salão paroquial. O lanche foi compartilhado por todos. A partilha é um dos sinais do cristão.

2 Comentários

  1. Fabiola Pinto Mantuan da Silva disse:

    Gostaria muito de fazer parte da Comunidade surda.

    • Cesar Bacchim disse:

      Boa noite Fabíola.
      Você é bem vinda!
      Busque as comunidades de surdos de nossa Arquidiocese em nosso site. Fraternalmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.