Desenho do Cristo Redentor, de braços abertos com os 4 símbolos das Deficiências: surdez, visual, física e intelectual. ao redor da imagem do Redentor, forma -se um coração com a cor azul, cor da deficiência.
Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Sebastião: Gratidão!
1 de janeiro de 2017
Imagem de São Sebastião saindo da Basílica dos Capuchinhos, na Tijuca. Muita gente usando roupa vermelha, cor do Santo Padroeiro. Em frente a Basílica dos Frades Capuchinhos.
Arquidiocese do Rio celebra seu Padroeiro: São Sebastião
19 de janeiro de 2017

Dia Mundial do Braile

Jorge, membro da Pastoral do Cego na Missa da Peregrinação do Ano da Misericórdia em junho de 2016. Ao lado a intérprete de Libras , Laura. Jorge faz a leitura em braile.

Jorge, membro da Pastoral do Cego na Missa da Peregrinação do Ano da Misericórdia em junho de 2016. Ao lado a intérprete de Libras , Laura. Jorge faz a leitura em braile.

A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade. Louis Braille ficou cegou aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas. Livros, folhetos, medicamentos, cds, dvds, são alguns exemplos de produtos com impressão em Braille para facilitar a percepção do conteúdo. O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

No Rio de Janeiro, a Pastoral do Cego foi criada em setembro de 2015.  Neste ano, teremos o início das Reuniões e Missas mensais na Paróquia de São Francisco Xavier na Tijuca (Metrô).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.