Os padres surdos brasileiros e religiosas surdas

Participantes da Missa da Unidade na Catedral do Rio. Pasped presente! Surdos, cegos e cadeirantes ao lado do altar principal da Catedral de São Sebastião.
Representantes da Pasped participam do Fechamento da Porta Santa na Catedral do Rio!
16 de novembro de 2016
Desenho do Cristo Redentor, de braços abertos com os 4 símbolos das Deficiências: surdez, visual, física e intelectual. ao redor da imagem do Redentor, forma -se um coração com a cor azul, cor da deficiência.
Fórum Permanente prepara o 6º Seminário Arquidiocesano da PCD
16 de novembro de 2016

Os padres surdos brasileiros e religiosas surdas

Da esquerda para a direita: padre Helio (São Luís/MA), Padre Volmir (Porto Alegre?RS), Irmã Aparecida (PMS, Londrina/PR) e Padre Wilson (Curitiba, PR). Todos surdos!. Padre Wilson, surdo de nascença.

Da esquerda para a direita: padre Helio (São Luís/MA), Padre Volmir (Porto Alegre/RS), Irmã Aparecida (PMS, Londrina/PR) e Padre Wilson (Curitiba, PR). Todos surdos!. Padre Wilson, surdo de nascença.

São poucos os sacerdotes surdos brasileiros: padre Wilson Czaia (Curitiba, PR), Padre Hélio dos Anjos (São Luís do Maranhão), Padre Volmir Guisso (Porto Alegre, RS). Na foto, destacamos a Irmã Aparecida da PMS, residente em Londrina. Sacerdotes diocesanos que tiveram uma grande e muitas vezes, penosa caminhada para chegar ao sacerdócio. Hoje com o apoio dos intérpretes e vivendo uma Igreja mais Inclusiva, os candidatos com alguma deficiência têm mais apoio dos familiares e da própria Comunidade. Contudo, sabemos que no passado recente, o sonho e a vocação precisavam de esforços redobrados!
Padre Wilson completará agora em novembro (26) 10 anos de sacerdócio em Curitiba. Os demais já têm mais de 20 anos.
Além dos sacerdotes diocesanos, há pelo menos duas Congregações Religiosas que acolhem candidatas surdas: Pequena Missão para Surdos (ramo feminino) com Casas no Paraná e em Santa Catarina e a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário (Calvarianas) com Casas no Rio de Janeiro (Gávea), São Paulo, Norte e Nordeste do Brasil.
As irmãs surdas são verdadeiros testemunhas de vida dentro da própria Congregação e na Comunidade Paroquial.
Nossa alegria e nosso incentivo aos ministros de Deus que atuam como pastores e líderes de tantos irmãos com deficiência no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.