Coordenação da Pastoral do Surdo terá nova estrutura de Evangelização e planeja 2022.
5 de dezembro de 2021Liturgia do 4º Domingo do Advento: “Levantar-se e caminhar ao encontro do outro”
19 de dezembro de 2021
No dia 02 de dezembro, os surdos Alexandre e José Luís com a intérprete Mariana visitaram a Instituição Sodalício da Sacra Família da Tijuca, onde vive uma jovem surda cega e na ocasião fizeram a doação de produtos não perecíveis à Diretora da Obra, Irmã Alberice.
No dia 03 de dezembro de 15h às 16h30, membros da Coordenação estiveram no Salão para a organização dos protocolos da COVID – 19 e dos contatos com os funcionários da Paróquia.
No dia 04 de dezembro, realizou-se um Encontro de Formação em preparação do Natal (Advento) no salão da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima de 10h às 16h30.
Destacamos a presença de 15 membros a Comunidade de Nossa Senhora das Graças da Cidade de Volta Redonda. Bonito testemunho de fé e amor. Voltem sempre entre nós. Foi muito bom rever os surdos na caminhada de 31 anos de fundação.
O pároco da Igreja, Padre Aroldo, gentilmente nos cedeu os espaços para que o evento acontecesse. Nosso abraço fraterno e gratidão. Nesta Paróquia iniciou-se a Pastoral do Surdo, de forma sistematizada e organizada com a presença do saudoso Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier. Por isso, o evento ganhou sentimentos de saudades, gratidão e muita esperança pela memória dos anos 80/90.
Logo na chegada, dos surdos e intérpretes (assinatura do Livro de presença, o uso de álcool em gel e a obrigatoriedade do uso da máscara) cada um trouxe um 1 kg de alimento não perecível, além das roupas para a doação na Igreja local.
A abertura foi feita pelo Coordenador Arquidiocesano da Pasped, Cesar Bacchim, com a leitura do Evangelho de João 10, 11 – 17 (Bom Pastor) e seguida da Acolhimento e boas vindas ao Padre Márcio e dos 81 participantes.
Em seguida, às 10h30 em ponto, Padre Márcio acolheu a todos com uma mensagem de Natal, prosseguindo com a formação com os temas acima propostos até 12h. Alexandre antes do almoço deu algumas orientações sobre os restaurantes do bairro. A foto oficial foi às 12h30, na escadaria da Igreja.
Na parte da tarde, Padre Márcio fez uma reflexão sobre o Natal das famílias dos surdos e a importância da vida de Comunidade para viver de forma autêntica o Evangelho de Jesus Cristo no mundo de hoje.
Alguns surdos também se confessaram, pois o padre Márcio conhece e usa Libras fluentemente. Na capela da Adoração foi celebrada a Missa nas intenções dos presentes e pela alma do querido e saudoso Monsenhor Vicente e padre Eugênio Oastes, pioneiros da Pastoral do Surdo no Brasil.
A Missa foi muito intensa e muitos se emocionaram pelo espaço sagrado, pois o Mons. Vicente celebrou por muitos anos, aos domingos, às 16h na mesma Capela. Padre Márcio agradeceu emocionado a todos e disse que seu coração ficará aqui junto cada surdo. Agradeceu a acolhida carinhoso e a alegria dos cariocas em servir a Igreja e testemunhar Jesus. Agradeceu e pediu que a Pastoral não se enfraqueça nos seus 40 anos de fundação (1981 – 2021).
PADRE MÁRCIO PERTENCE à Congregação dos Padres Orionitas, se mudará para Jordânia, Oriente Médio, onde trabalhará também com os surdos daquela região.
Nossa prece e nossos agradecimentos pela sua presença no meio de nós para nos impulsionar para uma vida de santidade e de compromisso em amar Cristo e os mais pobres. Deus lhe abençõe e volte sempre quando puder à Cidade Maravilhosa.
No dia 05, domingo, visitou a Comunidade de Surdos da Igreja, Igreja São Francisco Xavier, concelebrou na Missa do 2º Domingo do Advento.