No dia 27 de novembro, das 13h às 17h os Coordenadores Locais das Paróquias com os intérpretes que atuam nessas Comunidades juntamente a CRP e CRI se reuniram na Capela da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro do Largo do Machado para avaliação do ano de 2021 e a preparação do Calendário das Atividades para 2022.
Nossos agradecimentos ao Pároco, Padre Geovane, da Paróquia Nossa Senhora da Glória por nos ceder o espaço para a realização da reunião.
Estiverem presentes: todos os que compõem a Coordenação Regional da Pastoral (CRP) e os da Coordenação Regional dos Intérpretes (CRI), Arquidiocese de Niterói (Paróquia Porciúncula de Santana), Diocese de Nova Iguaçu (Catedral de Santo Antonio de Jacutinga), São João Batista de São João de Meriti da Diocese de Duque de Caxias e as Comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro:
Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima
Santa Margarida Maria da Lagoa
Imaculado Coração de Maria do Méier
São Francisco Xavier da Tijuca
Santo Antonio da Pavuna
São João Bosco do Riachuelo
Nossa Senhora de Fátima do Pechincha
Bom Jesus da Penha
Todas as Atividades serão presenciais em suas respectivas Comunidades e os eventos em que todos participam foram já marcados e reservados.
Com as novas demandas e desafios que a sociedade e a Igreja nos impele, a organização da Pastoral será ampliada com novos serviços para acolher outras realidades humanas, que precisam ter um cuidado e zelo especiais.
A atual CRP e CRI será desativada e em janeiro de 2022 começa a atuar a CEPAS – Coordenação de Evangelização da Pastoral do Surdo. Essa grande Coordenação terá os seguintes “braços”:
No final do ano, toda a CEPAS está completa e as atividades de 2022 serão divulgadas.
O grupo conversou sobre a Igreja Sinodal e foi dada a formação sobre a expressão SINODAL. Os surdos e intérpretes criaram um sinal que a partir de agora passara a ser usado nas Comunidades do Rio.