O tema da JMJ no Panamá será “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”, conforme anunciado pelo Vaticano em 22 de novembro passado. Até lá, haverá duas JMJs, celebradas em âmbito diocesano, e que também terão como foco Maria: “Grandes coisas fez por mim o Onipotente (Lc 1, 49), em 2017, e “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus (Lc 1, 30), em 2018.
CHEGADA DO PAPA NO AEROPORTO ONTEM (23/01)
O avião da Alitalia que levou o Santo Padre, sua comitiva e os jornalistas que o acompanham nesta viagem internacional, aterrissou no aeroporto de Tocumen às 16:15h, hora local.
Ao descer do avião, o Pontífice foi recebido pelo presidente do Panamá, Juan Carlos Varela; acompanhado de sua esposa; o Núncio Apostólico no Panamá, Dom Miroslaw Adamczyk; entre outras autoridades civis e eclesiásticas.
Em um ambiente de grande festa e com o hino da JMJ Panamá 2019 como música de fundo, Francisco recebeu um buquê de flores entregue por três crianças vestidas com trajes típicos panamenhos.
Logo do recebimento no aeroporto, o Santo Padre se dirigiu à Nunciatura Apostólica onde repousará para iniciar amanhã, quinta-feira, 24, uma série de atividades, começando pelo encontro com o presidente panamenho, autoridades civis do Panamá e membros do corpo diplomático.
Esse mesmo dia pela tarde o Papa se encontrará com os bispos centro-americanos e estará presente na cerimônia de acolhida aos peregrinos da JMJ.
Já na sexta-feira, 25, visitará a penitenciária juvenil Las Garzas, onde confessará alguns reclusos e presidirá o Via Crucis com os jovens pela tarde no Campo Santa María La Antigua.
No sábado 26 o Santo Padre presidirá uma Missa com os sacerdotes, religiosos e consagrados na Catedral Basílica de Santa María La Antigua, almoçará com um grupo de jovens e presidirá a Vigília de Oração da JMJ.
Por fim, no domingo 27, o último de sua visita ao Panamá, presidirá a Missa final da JMJ e visitará o lar Bom Samaritano.