A 5ª Edição do Encontro de Casais Surdos, promovida pela Pastoral do Surdo, foi realizada na Casa de Retiros São Francisco de Sales, no Bairro Riachuelo, em 17 de agosto.
Como parte da celebração da Semana Nacional da Família na arquidiocese, o encontro esteve em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: “Família e Amizade” e lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”.
O evento iniciou com o acolhimento dos 11 casais e a apresentação de cada família. O coordenador regional Leste 1, Alexandre da Silva saudou os presentes e desejou que a alegria do Evangelho fosse a tônica do encontro. Em sintonia com a Festa Litúrgica da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria foi proclamado o Evangelho de Lucas 1, 39-56.
A 1ª reflexão foi apresentada pelos palestrantes Ana Maria e Geraldo dos Reys e José Luís Pinto com o tema: “Testemunho Matrimonial e os desafios na educação dos filhos no mundo tecnológico”. A dinâmica interligada ao tema foi sobre os contextos sociais culturais, econômicos e religiosos das famílias dos séculos passados e as famílias hoje, suas relações entre os cônjuges e os filhos. A apresentação em forma dramatizada foi a descoberta de talentos artísticos de diversos casais. Foi um momento de muita descontração e simplicidade.
A 2ª palestra abordou o tema da preparação do matrimônio dentro da Igreja, os aspectos da espiritualidade e da antropologia na vida do casal. Após a apresentação foi feita uma dinâmica com destaque sobre o conhecimento mútuo dos casais, as virtudes e os gestos de fragilidade na relação conjugal.
Diversos atividades se seguiram com balões e brindes criando desta forma um clima bastante fraterno, descontraído e com muita alegria. Já no final da tarde, foi refletido o valor da vida de oração em família: o medo que nos aflige e nos paralisa, a partir do evangelho de Marcos 4, 35-41.
A fé ainda incipiente dos apóstolos que ainda não viviam com medo e insegurança diante dos ventos, tempestades e fortes ondas do mar, o grito desesperado por Jesus mostra o quanto necessitamos de pedir o dom da fé e da confiança entre os amigos e irmãos.
O encerramento do evento aconteceu na capela com a Adoração e as súplicas pelas famílias do Brasil e do mundo. A entrega do certificado pela Comissão organizadora foi a culminância marcado pela amizade e fraternidade. A avaliação foi muito positiva, com destaque da alegria e da amizade entre os casais presentes.
Dois intérpretes estiveram presentes, Fernanda Maria Fernandes e do professor Cesar Bacchim, coordenador arquidiocesano da Pastoral da pessoa com Deficiência. O 6º Encontro/2025 já foi vislumbrado e começou a ser delineado. Agradecemos a Deus por essa rica oportunidade da família em saída, sempre sinodal e eclesial.