Seminaristas do Seminário Arquidiocesano de São José concluem Oficina de Libras em 2023.

Surdos em preparação ao Natal do Senhor na Paróquia Bom Jesus da Penha
27 de novembro de 2023
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado na 8º Seminário Arquidiocesano no Rio
3 de dezembro de 2023

Seminaristas do Seminário Arquidiocesano de São José concluem Oficina de Libras em 2023.

Há cerca de 5 anos, a Pastoral do Surdo, por meio do Coordenador Regional Leste 1, Alexandre Silva e do Coordenador Arquidiocesano da Pasped, professor Cesar Bacchim, os seminaristas interessados em conhecer a cultura, a identidade e a língua dos surdos podem participar das Oficinas.

Durante o ano de 2023, oito seminaristas foram perseverantes até o fim do curso. O forte desejo de assumir, curiosidade ou conhecer a comunidade de surdos da Arquidiocese foram alguns dos quesitos para frequentar as Oficinas.

Basicamente, os encontros com duração de 1h, todas as 5ª feiras, eles receberam noções gerais da cultura surda e aprenderam sinais básicos da vida cotidiana dos surdos, bem como sinais da Liturgia Católica e textos bíblicos.

No dia 30 de novembro, às 17h na Capela do Seminário, na Missa da Festa do Apóstolo Santo André, presidida pelo Padre Tiago, vice reitor, concelebrada pelo padre Paulo e pelo diácono Tiago, os alunos participaram fazendo as leituras e partes fixas da Eucaristia em Libras.

Parabéns aos alunos: Pedro Paz, Rafael Guimarães, Lucas Manhães, Jonathan da Cruz, Pedro José Scandiuzzi, Gabriel Rocha, Gabriel dos Santos e Jonathas Maia.

Após a Missa, celebraram com um jantar, usando somente a Libras. Foi uma rica experiência.

Agradecemos o Padre Reitor e toda a Equipe da Reitoria, de modo especial ao padre Rogério Branco, responsável pelos alunos seminaristas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.