Pastoral do Cego em Saída para testemunhar a fé no Cristo Ressuscitado!

Vem Santo Espírito Santo sobre toda a Humanidade! Solenidade de Pentecostes!
26 de maio de 2023
PASPED na 97º Semana Eucarística da Arquidiocese do Rio de Janeiro
29 de maio de 2023

Pastoral do Cego em Saída para testemunhar a fé no Cristo Ressuscitado!

O forte convite do Papa Francisco em deixar os grandes centros urbanos e em saída às periferias existenciais e concretas das Metrópoles é desafio e missão. Na Solenidade de Pentecostes, as portas estavam fechadas por medo e comodismo.

O Espírito Santo sopra e derrama a força do Alto sobre os Doze e à Virgem Maria. Foi nesse mesmo clima que um grupo de cegos da Pastoral da Arquidiocese, partiu da Instituição do Sodalício da Sacra Família, da Tijuca em direção à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Tomás Coelho no dia 27 de maio às 14h.

Foi a primeira Visita Missionária desde a fundação da Pastoral no dia 19 de setembro de 2015 que é realizada fora do local das reuniões. Logo na chegada ao Salão, a Pastoral Familiar nos recebeu com muita alegria e aos poucos outros membros da Pastoral e cegos foram chegando. Eram 11 cegos e cerca de 8 casais.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima há 2 casais cegos (Marli e Manoel, Elane e Clauber) que atuam e participam da Pastoral Familiar, portanto essa inclusão já existe na Paróquia. Eles fazem a proclamação das leituras nas Missas, uma vez por mês, por meio do braile.

A programação iniciou-se com a abertura e acolhida do padre Allan, pároco da Igreja. Em seguida, a Irmã Xislei da Congregação de Nossa Senhora da Glória fez uma reflexão mariana e um forte convite à oração, com a Invocação do Espirito Santo. O casal surdo, Jorge e Antônia de Maria apresentou dicas práticas para conviver e relacionar-se com os cegos na rotina do dia a dia. Muitos casais tiveram também a experiência de acompanhar os cegos até os seus lugares, como treinamento concreto de vivência com os cegos.

Professor Cesar Bacchim, coordenador da Pasped da Arquidiocese, também agradeceu a presença e o apoio que a Paróquia tem dado e destacou que a Igreja do Rio é inclusiva e conclamava aos presentes convidar outros cegos do bairro a participarem da Comunidade e fazerem essa experiência de Igreja, como Povo de Deus. Ainda, no final da tarde, começo da noite, fomos abrilhantando com três vozes das moças cegas do Sodalício com as músicas de Nossa Senhora.

No encerramento, foi servido um lanche preparado pela Pastoral Familiar da Paróquia aos cegos. Acreditamos que a atitude de ir ao encontro do outro, é fundamental nos dias de hoje. Ir ao encontro dos irmãos para partilhar a vida, a fé e a comunhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.