Preparação às Festas Pascais!

Pasped participará da Manhã de Retiro Quaresmal com o Sacramento da Reconciliação na Cúria Metropolitana.
7 de março de 2023
Início da Semana Santa na Catedral Metropolitana
27 de março de 2023

Preparação às Festas Pascais!

Manhã Quaresmal da Pasped em preparação às Festas Pascais!

Foi realizado o retiro quaresmal com a presença das 4 áreas de deficiência da Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped) no dia 18 de março, nas dependências da Cúria Metropolitana, a saber: as deficiências: física, auditiva, cognitiva e visual.

O retiro iniciou-se com a Oração do Salmo 50 proclamado pela coordenadora arquidiocesana da Catequese Diferenciada, Sra. Rosali. Contou também com a presença do diácono José Ferreira, assessor da Pasped. A presença de Dom Celso, bispo animador da Pasped marcou também o momento de oração, recolhimento e ardor. Dom Celso ressaltou a importância do processo contínuo de conversão, que nos leva em direção ao Transcendente (adoração, louvor e petição) e, concomitantemente, um amor incondicional aos irmãos. Agradeceu a iniciativa da Coordenação, como ato preparatório à Solenidade Pascal.

O tema do Retiro foi centrado no pedido a Jesus da Mulher da Samaria: “Senhor! Dá-me dessa água” (Jo 4,15). A reflexão teológica-pastoral foi feita pelo Assistente da Pasped, Pe. Robson Atallah. Ele destacou também, o Rito da Confissão e as suas partes: exame de consciência, arrependimento, ato de contrição, absolvição e a penitência.

Logo em seguida, os intérpretes professores Paula Tostis da Paróquia Bom Jesus da Penha e Cesar Bacchim ficaram responsáveis pela meditação da espiritualidade da Reconciliação a partir da passagem bíblica do Pai Misericordioso, conforme o relato de Lucas, 15, 11-32. O clima da comunidade era de profundo recolhimento na capela do 2º andar, com momento pessoal de oração. O retiro foi encerrado às 12h30 com a oração do Pai Nosso e todos agradecidos pela oportunidade da Comunidade surda, em especial por ter um sacerdote da Arquidiocese que conhece e se comunica com a Língua Brasileira de Sinais.

O lanche partilhado finalizou a atividade em que se celebrou a misericórdia, o amor e doçura de Deus com seus filhos e filhas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.