INOSEL acolhe o III Encontro da Comissão e os Jovens Surdos na Gávea!

Surdos Adolescentes e Jovens no INOSEL
1 de outubro de 2022
Padroeira do Brasil: 12 de outubro!
9 de outubro de 2022

INOSEL acolhe o III Encontro da Comissão e os Jovens Surdos na Gávea!

Desde o ano passado, a Coordenação das Equipes de Evangelização (CEPAS) tem se preocupado com a juventude e a liderança de surdos nas Comunidades. Tem sido um desafio para que os jovens surdos assumam liderança e aceitem o compromisso de seguir a Jesus Cristo.

Foi formada uma Comissão para organizar o Encontro.

No dia 08 de outubro, a partir das 8h30 nas dependências do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (pátio, capela e salão) os surdos e mais três intérpretes iniciaram o dia com a oração da Capela de Nossa Senhora do Calvário com o tema do acolhimento e o entendimento bíblico que todo lugar é especial para que a evangelização aconteça. Todos tomaram café logo no início da manhã.

A dinâmica do novelo mostrou a necessidade de construirmos redes solidárias de amizade e de fraternidade no mundo de hoje. Cada um se apresentou e a vontade de seguir em frente, com força da comunidade.

Após o delicioso almoço e bolo como sobremesa, o grupo pode conhecer a história da fundação da Pastoral na Arquidiocese do Rio. Desde 1981 até hoje, lá se vão 41 anos de presença ativa na Igreja.

Logo depois, tivemos os brindes com muitas surpresas no salão.

Outro momento de reflexão foi a oração compartilhada de louvor na capela, com o destaque do texto bíblico da parábola da Ovelha Perdida (Lucas 15, 1-7). Há necessidade de sentir com tristeza quando não estão todos na Comunidade. Quando falta alguém na comunidade precisamos ter o interesse e a delicadeza de saber os motivos e de ir ao encontro.

A comunidade de surdos é um serviço à Igreja e está dentro da Igreja, por isso segue as suas orientações. Por isso, sentimos como é importante receber e estar sendo acompanhados por sacerdotes e por liderança da Igreja.

O dia foi vivido com muita alegria e descontração e as atividades terminaram às 16h

Agradecemos às Irmãs Calvarianas (Edite e Eliete) por abrirem as portas do INOSEL e por estarem todo tempo, ao longo do sábado, com os surdos.

No ano de 2023, outro Encontro já está sendo preparado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.