Lideranças surdas e intérpretes concluem o Aperfeiçoamento dos três Sacramentos da Iniciação Cristã na Cúria Metropolitana do Rio!

Dom Paulo Celso, Bispo referencial da Pasped faz live com os intérpretes de Libras
17 de setembro de 2022
Romaria dos Surdos do Brasil – Santuário Nacional de Aparecida – SP
18 de setembro de 2022

Lideranças surdas e intérpretes concluem o Aperfeiçoamento dos três Sacramentos da Iniciação Cristã na Cúria Metropolitana do Rio!

No dia 17 de setembro, dentro da Programação da Pastoral do Surdo de 2022 foi realizada no auditório da Cúria Metropolitana, a Conclusão/Estudos dos Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. Hoje o destaque foi para o Sacramento do Crisma ou Sacramento da Confirmação.

A atividade foi iniciada com a procissão da Bíblia e com as lanternas dos celulares acesas voltadas para o Livro Sagrado. A Palavra de Deus é Luz para o meus pés, segundo os Salmos 119 e 105. As Sagradas Escrituras são os fundamentos da nossa fé e que nos guia para uma vivência de fé, segundo os desígnios de Deus. Durante toda a reunião, a Bíblia ficou em destaque.

O 3º Sacramento em estudo foi o do Crisma: referências bíblicas, as diferenças dos Santos Óleos e sua finalidade nas Comunidades e Paróquias durante o Ano Litúrgico. O Rito da Sacramento e dos desafios para os jovens e adultos (Crismandos) quando decidem e aceitam fazer a experiência de Jesus Ressuscitado em suas vidas.

A apresentação foi dirigida pelo professor Cesar e com a participação de todos os presentes. No final, uma dinâmica com três perguntas para cada grupo de 7 membros. Após a reflexão em grupo, um membro do grupo fez o plenário . Já era quase meio -dia, e um saboroso, quase um almoço foi compartilhado entre todos. A Oração Final foi na Capela de Nossa Senhora da Conceição situada no 2º andar da Cúria.

Avisos e comunicados: Cancelamento da Visita Missionária à Paróquia Santo Antonio da Pavuna e a participação do casal surdo, Ana Maria e Geraldo da Paróquia Porciúncula de Sant’ana da Arquidiocese de Niterói na fundação de uma nova Comunidade na Cidade de Amparo, inteiro de São Paulo.

Os intérpretes presentes: Igreja Bom Jesus da Penha, Santo Antonio da Pavuna, São João Batista de São João de Meriti e Santa Margarida da Lagoa continuaram em reunião até às 13h para apresentação e apresentação de serviços solicitados pela Arquidiocese do Rio: “Rio: Expo- religião” e “Congresso Internacional Ecumênico Somos Um”, todos para o mês de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.