Celebração Eucarística marca a fundação da Pastoral do Surdo em Sã João Meriti!

Fotos da Fundação da Pastoral do Surdo São João Batista – São João de Meriti
4 de julho de 2022
Manhã de Formação dos surdos e intérpretes na Cúria Metropolitana
14 de julho de 2022

Celebração Eucarística marca a fundação da Pastoral do Surdo em Sã João Meriti!

Na manhã de domingo, 03 de julho, 4 dioceses do Regional Leste 1, com suas comunidades representativas se reuniram na Paróquia Matriz São João Batista para celebrar mais uma Comunidade de surdos.

Estiveram presentes da Arquidiocese do Rio: Paróquias de Santo Antonio da Pavuna, Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, Santa Margarida Maria da Lagoa, São Francisco Xavier da Tijuca, Nossa Senhora de Fátima de Jacarepaguá, Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande, Imaculado Coração de Maria do Méier,  Bom Jesus da Penha; Arquidiocese de Niterói: Paróquia da Porciúncula de Sant’Ana; Diocese de Nova Iguaçu: Catedral de Santo Antonio de Jacutinga e com a fundação a Diocese de Duque de Caxias, Paróquia São João Batista de São João de Meriti.

A presença de 9 intérpretes em Libras apoiaram o evento religioso. O total de 94 pessoas fez do evento uma grande e significativa Celebração de gratidão e louvor a Deus.

Agradecemos ao Frei Douglas, OFM que presidiu a Eucaristia.  Antes da Missa, foi oferecido pela Comunidade local, um  café da manhã reforçado. 

Após  Missa, também no Salão Paroquial, o almoço a todos os presentes, foi agraciado para todos.

Como encerramento, da fundação, um grupo de jovens surdos da nova comunidade apresentou uma dramatização sobre as velas. O valor da luz, presente em cada cristão, nos faz mais responsáveis pelo nosso testemunho de fé, esperança e amor. 

O evento marcou também com um exposição chamada – “Arte e Evangelização” – pinturas feitas pelos surdos da Comunidade com temática religiosa. 

No final, já cerca de 14h30 todos retornaram para suas casas, louvando e bendizendo a Deus.

O Coordenador Arquidiocesano da Pasped da Arquidiocese do Rio, professor Cesar Bacchim, enviou uma mensagem de agradecimento ao Dom Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo da Diocese de Duque de Caxias pelo apoio à fundação da primeira Comunidade de Surdos da Diocese. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.