5º Dia Mundial do Pobre: “deem voz aos pobres”, disse o Papa em Assis!

Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Curitiba visita o Santuário de Maria, Três Vezes Admirável de Schoenstatt
24 de outubro de 2021
Coordenadores Locais da Pastoral do Surdo e intérpretes planejam atividades presenciais para 2022
14 de novembro de 2021

5º Dia Mundial do Pobre: “deem voz aos pobres”, disse o Papa em Assis!

O Papa Francisco visitou em Assis (12/11) o Mosteiro das Irmãs Clarissas (Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos) e logo seguiu para a Basílica de São Francisco para se encontrar com os pobres de Assis.

Qual terá sido a inspiração do Papa para criar o Dia Mundial do Pobre? Certamente por um mandado do Senhor Jesus, pois nos Evangelhos, Jesus se aproxima sempre dos mais necessitados e tem um olhar misricordioso com todos os que vivem nas periferias. 

Diante da pequena capela onde morreu Francisco de Assis em 1226, seis pessoas, incluindo dois afegãos, testemunharam sua difícil jornada.

“É hora de a palavra ser devolvida aos pobres, porque por muito tempo seus pedidos não foram ouvidos. É hora de abrir os olhos para a desigualdade em que vivem tantas famílias. É hora de arregaçar as mangas para restaurar a dignidade por meio da criação de empregos”, exortou o papa. 

Criticando “a injustiça de certas medidas econômicas” e a “hipocrisia de quem quer enriquecer excessivamente”, o pontífice pediu um “exame de consciência”. 

Antes de retornar ao Vaticano, ele também pediu pela “indignação com a realidade das crianças famintas, reduzidas à escravidão” e pediu que “cesse a violência contra as mulheres, para que sejam respeitadas e não tratadas como mercadoria”.

“Hoje somos todos iguais, não existem grandes nem pequenos. Espero que isso incentive alguns a progredir”, confidenciou à AFP. 

Esta foi a quinta visita do papa a Assis desde sua eleição em 2013. 

Portanto hoje em todas as Igrejas do Mundo, reflete e age em favor dos pobres. 

Como estamos vivendo esse Dia tão especial na sua Paróquia e Diocese?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.