Seminário de São José retoma a Oficina de Libras

Fórum da Pessoa com Deficiência realiza reunião on-line em abril
2 de maio de 2021
Surdos da Arquidiocese do Rio celebram os títulos marianos
2 de maio de 2021

Seminário de São José retoma a Oficina de Libras

No dia 29 de abril, um grupo de seminaristas do Seminário São José e duas religiosas que atuam no Seminário retomaram a Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Devido à pandemia, em 2020, foi necessária a suspensão das atividades presenciais. que aconteciam no Seminário no bairro do Rio Comprido no Rio de Janeiro.

Com o apoio do Padre Reitor, Leandro Câmara  e do Padre Robson, foi retomado o ensino básico litúrgico e bíblico on-line.

O objetivo é dar oportunidade aos futuros presbíteros e agentes de pastoral a atuarem na Pastoral do Surdo da Arquidiocese. Conhecer a Língua é fundamental para adentrar no âmago da Comunidade e conhecer a identidade e a cultura dos surdos.

Atualmente,  existem 9 Comunidades  no Rio e nas cidades do interior fluminense: as seguintes comunidades: Nova Iguaçu, Niterói, Volta Redonda, Macaé, São Pedro da Aldeia, Campos de Goytacazes e São Gonçalo.

Na noite de quinta -feira, contamos com a presença de Dom Paulo Celso, Bispo referência na Arquidiocese para as Pastorais Sociais, dentre elas,  Pastoral do Surdo.

Dom Celso destacou a importância em aprender mais uma língua para a formação integral dos seminaristas e para aqueles que desejam atuar com a Comunidade de surdos. Frisou que a Igreja em saída acolher a todos e busca dialogar com os setores, de modo especial que se utilizam de outra língua para conhecer o Projeto de Evangelização. Desejou perseverança e dedicação para assimilar a Libras.

Alexandre é surdo e faz parte da Coordenação Regional Leste 1 e  juntamente com o professor Cesar participa deste Projeto de Evangelização  no Seminário.

No final da Oficina, tivemos a grata surpresa receber o padre Wilson Czaia da Arquidiocese de Curitiba. Ele é surdo de nascença e nos relatou a sua trajetória na formação em Filosofia e Teologia, sempre com o apoio de um intérprete.

Os encontros estão programados para toda 5ª feira do mês.

IMG-20210429-WA0066

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.