Fórum da Pessoa com Deficiência realiza reunião on-line em abril
2 de maio de 2021Surdos da Arquidiocese do Rio celebram os títulos marianos
2 de maio de 2021
No dia 29 de abril, um grupo de seminaristas do Seminário São José e duas religiosas que atuam no Seminário retomaram a Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Devido à pandemia, em 2020, foi necessária a suspensão das atividades presenciais. que aconteciam no Seminário no bairro do Rio Comprido no Rio de Janeiro.
Com o apoio do Padre Reitor, Leandro Câmara e do Padre Robson, foi retomado o ensino básico litúrgico e bíblico on-line.
O objetivo é dar oportunidade aos futuros presbíteros e agentes de pastoral a atuarem na Pastoral do Surdo da Arquidiocese. Conhecer a Língua é fundamental para adentrar no âmago da Comunidade e conhecer a identidade e a cultura dos surdos.
Atualmente, existem 9 Comunidades no Rio e nas cidades do interior fluminense: as seguintes comunidades: Nova Iguaçu, Niterói, Volta Redonda, Macaé, São Pedro da Aldeia, Campos de Goytacazes e São Gonçalo.
Na noite de quinta -feira, contamos com a presença de Dom Paulo Celso, Bispo referência na Arquidiocese para as Pastorais Sociais, dentre elas, Pastoral do Surdo.
Dom Celso destacou a importância em aprender mais uma língua para a formação integral dos seminaristas e para aqueles que desejam atuar com a Comunidade de surdos. Frisou que a Igreja em saída acolher a todos e busca dialogar com os setores, de modo especial que se utilizam de outra língua para conhecer o Projeto de Evangelização. Desejou perseverança e dedicação para assimilar a Libras.
Alexandre é surdo e faz parte da Coordenação Regional Leste 1 e juntamente com o professor Cesar participa deste Projeto de Evangelização no Seminário.
No final da Oficina, tivemos a grata surpresa receber o padre Wilson Czaia da Arquidiocese de Curitiba. Ele é surdo de nascença e nos relatou a sua trajetória na formação em Filosofia e Teologia, sempre com o apoio de um intérprete.
Os encontros estão programados para toda 5ª feira do mês.