Dom Celso na live do Fórum da Pessoa com Deficiência

Representantes da Comunidade de Surdos de Niterói na Catedral do Rio
26 de março de 2021
Eliana de Felice, membro da FCD fez sua Páscoa!
26 de março de 2021

Dom Celso na live do Fórum da Pessoa com Deficiência

O Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência criado em 2005/2006 na Arquidiocese do Rio para acolher todas as pessoas com alguma deficiência iniciou seu ano de 2021 com muita esperança.

No dia 24 de março foi realizada a primeira live (reunião virtual) dos membros do Fórum.

O grupo presente foi praticamente o da FCD (Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência) de nossa Arquidiocese. A organização contou com o apoio de Eraldo, Coordenador Estadual do Rio da FCD  e do professor Cesar.

A reunião teve início às 18h00 e encerrou às 19h20.

Logo abertura foi feita uma  homenagem póstuma à + Sheila de Melo, cujo falecimento se deu no mês de março de 2021.

Em seguida, tivemos a alegria de receber Dom Celso, Bispo Responsável pela Pasped.  O seu carisma agregador,  citando cada uma das pessoas presentes abriu, carinhosamente a reflexão sobre a CFE (Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021). O Tema “Fraternidade e Diálogo, compromisso de Amor” e o Lema: ” Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.

Algumas ideias colocadas por Dom Celso:

  • Quem ama, dialoga, promove o outro. Pessoas fechadas em si mesmas, podem se abrir ao outro;

  • Capítulo 6 – Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos):  Não podemos confundir diálogo com monólogo. Saber escutar o outro com amor de Cristo. 

  • A vida é arte de encontro, embora haja tantos desencontros. O papa Francisco fez uma referência ao Samba da Bênção, frase feita por Vinicius de Moraes para o samba de Baden Powell, lançado no álbum do poeta de 1967.

  • Há necessidade de recuperarmos a AMABILIDADE. É um  fruto do Espírito. Uma atitude bonita de respeitar e reconhecer o outro como pessoas.

  • Respeitar o outro é permitir que ele seja como é.

  • Palavras que confortam nosso coração. Sempre um gesto simples faz toda diferença nas relações humanas. 

  • Não perder nunca a Esperança. Somos mulheres e homens de fé em Cristo. Ele não nos abandona, nunca!

  • Evitar magoar as pessoas., especialmente nesse tempo da Pandemia. 

  • Pessoas são pontes de união e não muros de separação!

  • Dia 24 de março, celebramos o dia do assassinato de Dom Óscar Romero, arcebispo de El Salvador, Santo Óscar Romero, por sua intercessão nos ajude a defender os mais pobres e sofridos da sociedade atual.

    Dom Celso encerrou sua reflexão desejoso de estar no Fórum. em breve, presencialmente para acolher a todos como amigo e irmão, dando  um abraço fraterno em cada um.  “As pessoas com deficiência sempre me ensinam muito”, concluiu a sua fala com a bênção a todos os presentes e aos demais que não puderam participar.

    Obrigado Dom Celso por sua generosidade e amabilidade com os cadeirantes e demais pessoas com deficiência!

    Na terceira parte, cada um partilhou um pouco a sua experiência quanto ao diálogo vivido em casa ou no trabalho. Dois cânticos foram entoados para louvar a Deus e no encerramento deixando um sabor de saudade e vontade de reencontrar-se com os irmãos.

  • PRÓXIMA LIVE 28 DE ABRIL – 18H 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.