Representantes da Comunidade de Surdos de Niterói na Catedral do Rio
26 de março de 2021Eliana de Felice, membro da FCD fez sua Páscoa!
26 de março de 2021
O Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência criado em 2005/2006 na Arquidiocese do Rio para acolher todas as pessoas com alguma deficiência iniciou seu ano de 2021 com muita esperança.
No dia 24 de março foi realizada a primeira live (reunião virtual) dos membros do Fórum.
O grupo presente foi praticamente o da FCD (Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência) de nossa Arquidiocese. A organização contou com o apoio de Eraldo, Coordenador Estadual do Rio da FCD e do professor Cesar.
A reunião teve início às 18h00 e encerrou às 19h20.
Logo abertura foi feita uma homenagem póstuma à + Sheila de Melo, cujo falecimento se deu no mês de março de 2021.
Em seguida, tivemos a alegria de receber Dom Celso, Bispo Responsável pela Pasped. O seu carisma agregador, citando cada uma das pessoas presentes abriu, carinhosamente a reflexão sobre a CFE (Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021). O Tema “Fraternidade e Diálogo, compromisso de Amor” e o Lema: ” Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.
Algumas ideias colocadas por Dom Celso:
-
Quem ama, dialoga, promove o outro. Pessoas fechadas em si mesmas, podem se abrir ao outro;
-
Capítulo 6 – Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos): Não podemos confundir diálogo com monólogo. Saber escutar o outro com amor de Cristo.
-
A vida é arte de encontro, embora haja tantos desencontros. O papa Francisco fez uma referência ao Samba da Bênção, frase feita por Vinicius de Moraes para o samba de Baden Powell, lançado no álbum do poeta de 1967.
-
Há necessidade de recuperarmos a AMABILIDADE. É um fruto do Espírito. Uma atitude bonita de respeitar e reconhecer o outro como pessoas.
-
Respeitar o outro é permitir que ele seja como é.
-
Palavras que confortam nosso coração. Sempre um gesto simples faz toda diferença nas relações humanas.
-
Não perder nunca a Esperança. Somos mulheres e homens de fé em Cristo. Ele não nos abandona, nunca!
-
Evitar magoar as pessoas., especialmente nesse tempo da Pandemia.
-
Pessoas são pontes de união e não muros de separação!
-
Dia 24 de março, celebramos o dia do assassinato de Dom Óscar Romero, arcebispo de El Salvador, Santo Óscar Romero, por sua intercessão nos ajude a defender os mais pobres e sofridos da sociedade atual.
Dom Celso encerrou sua reflexão desejoso de estar no Fórum. em breve, presencialmente para acolher a todos como amigo e irmão, dando um abraço fraterno em cada um. “As pessoas com deficiência sempre me ensinam muito”, concluiu a sua fala com a bênção a todos os presentes e aos demais que não puderam participar.
Obrigado Dom Celso por sua generosidade e amabilidade com os cadeirantes e demais pessoas com deficiência!
Na terceira parte, cada um partilhou um pouco a sua experiência quanto ao diálogo vivido em casa ou no trabalho. Dois cânticos foram entoados para louvar a Deus e no encerramento deixando um sabor de saudade e vontade de reencontrar-se com os irmãos.
-
PRÓXIMA LIVE 28 DE ABRIL – 18H