Ano Novo chegou na Igreja: Tempo do Advento!

Natal das Comunidades dos Surdos do Regional Leste 1
14 de novembro de 2020
Comunicado de Falecimento: Sra. Arilva da Pastoral do Surdo do Rio
29 de novembro de 2020

Ano Novo chegou na Igreja: Tempo do Advento!

Nós cristãos católicos terminamos o nosso ano religioso no último sábado do tempo comum, ou seja, nas primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou do domingo que lhe fica mais próximo; e o iniciamos no dia seguinte com o primeiro domingo do Advento.

Advento é uma palavra que na cultura antiga tinha o significado de visita solene de um personagem importante. Para os cristãos lembra a vinda gloriosa do Cristo no fim dos tempos.

Segundo a tradição da liturgia romana, esta piedosa e alegre expectativa se desenvolve durante quatro semanas. Seu suporte, como em todos os tempos litúrgicos, são os domingos.

Entre a celebração da primeira vinda e a expectativa da segunda acontece uma vinda intermediária. Cristo vem até nós de forma misteriosa, principalmente, através de sua Palavra, dos Sacramentos e dos Irmãos e das irmãs, especialmente daqueles mais empobrecidos e excluídos. Este dado da fé tem sua explicitação bem clara no II Prefácio do Advento: “Agora e em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização do seu Reino”.

A cor litúrgica é o roxo porque o Advento é o tempo em que se misturam alegria e renúncia. Enquanto nos alegramos com a vinda do Senhor, somos chamados à conversão que exige penitência.

O Advento se divide em duas grandes partes. A primeira compreende as duas primeiras semanas que acentuam a expectativa escatológica. Pedimos para que “caminhando entre as coisas que passam, abracemos as que não passam”; para que “coloquemos nossas esperanças nos bens eternos”  e para que “ nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do Senhor que vem”. A segunda parte, que compreende as duas últimas semanas, se volta mais para o Nascimento do Senhor. Começa com um canto de alegria: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!

Dom Manoel João Francisco, Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, PR

advento-660x330

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.