21 de setembro – Início da Primavera e Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Mensagem de Dom Ricardo Hopers, Bispo da Diocese do Rio Grande, RS
15 de setembro de 2020
SURDOS CELEBRAM AÇÃO DE GRAÇAS NA CATEDRAL DO RIO
19 de setembro de 2020

21 de setembro – Início da Primavera e Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 mas, já era lembrada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais.

Uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo sejam eles de natureza física, intelectual ou sensorial.

De acordo com a lei Brasileira de Inclusão, esses impedimentos em interação com barreiras arquitetônicas e atitudinais, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais cidadãos.

Há muito para mudar e fazer a fim de  que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.

Como nasce um preconceito?

Pela falta de conceito correto e verdadeiro.

Vivemos numa sociedade marcada pelas aparências e nem tudo que se vê e se lê são verdades.

Por isso, acontece também em relação às pessoas com deficiência. Desde bem cedo, quer seja nas conversas dentro de casa, com amigos e nas escolas, fomos ouvindo sobre os cegos, os surdos, cadeirantes e outras deficiências… sempre com olhares e tom de voz bastante estranhas: às vezes demonstrando pena  e às vezes, colocando essas pessoas em lugares e em atitudes não verdadeiras.

ESSAS PESSOAS NÃO SÃO CAPAZES, POIS SÃO TÊM DEFICIÊNCIA… e assim vamos crescendo com essa mentalidade sem fundamento. Até quando vamos continuar a pensar sobre os outros de forma tão equivocada e deturpada?

O mês de setembro é também mês de renascimento da flora… é chegada da Primavera! Que nossas consciências e nossas atitudes sejam novas, férteis  e acima de tudo bonitas, pois somos imagem de semelhança do nosso Criador!

equinozio-primavera-2020-meteo-riportera-inverno-64964_1_1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.