21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 mas, já era lembrada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais.
Uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo sejam eles de natureza física, intelectual ou sensorial.
De acordo com a lei Brasileira de Inclusão, esses impedimentos em interação com barreiras arquitetônicas e atitudinais, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais cidadãos.
Há muito para mudar e fazer a fim de que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.
Como nasce um preconceito?
Pela falta de conceito correto e verdadeiro.
Vivemos numa sociedade marcada pelas aparências e nem tudo que se vê e se lê são verdades.
Por isso, acontece também em relação às pessoas com deficiência. Desde bem cedo, quer seja nas conversas dentro de casa, com amigos e nas escolas, fomos ouvindo sobre os cegos, os surdos, cadeirantes e outras deficiências… sempre com olhares e tom de voz bastante estranhas: às vezes demonstrando pena e às vezes, colocando essas pessoas em lugares e em atitudes não verdadeiras.
ESSAS PESSOAS NÃO SÃO CAPAZES, POIS SÃO TÊM DEFICIÊNCIA… e assim vamos crescendo com essa mentalidade sem fundamento. Até quando vamos continuar a pensar sobre os outros de forma tão equivocada e deturpada?
O mês de setembro é também mês de renascimento da flora… é chegada da Primavera! Que nossas consciências e nossas atitudes sejam novas, férteis e acima de tudo bonitas, pois somos imagem de semelhança do nosso Criador!