Desde 8:00 h da manhã de domingo, 08 de dezembro, com muito sol, iam chegando os surdos das Comunidades do Regional Leste 1: Méier, Campo Grande, Lagoa, Riachuelo, Tijuca, Copacabana, Pavuna, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu para a celebração de aniversário da Comunidade de Surdos da Paróquia Bom Jesus, bairro da Penha.
Logo pela manhã, foi servido o café e seguida de uma reflexão pastoral com o padre Rarden, SCJ.
Logo em seguida a Missa foi presidida pelo mesmo sacerdote com a participação dos surdos como comentarista e leitores da Liturgia da Palavra, além da procissão das Ofertas.
O presidente da Missa presidiu a Eucaristia, em partes da Missa em Libras e convidou toda a assembleia a fazer alguns sinais ao longo da Missa. Em toda a Igreja havia um intérprete para facilitar na comunicação com os surdos.
Durante a homilia, o padre destacou 4 virtudes de Maria, na solenidade da Imaculada Conceição: Maria, mulher da obediência, Mulher do Serviço, Mulher da Palavra e Maria, a Mulher do Silêncio.
Somos, convidados a colocar em prática, em nosso cotidiano de fé e de vida, essas atitudes num mundo do consumismo, do barulho e do comodismo. A Pastoral do Surdo é convidada a viver essa mensagem no dia da Imaculada Conceição.
Após a foto oficial com todos no presbitério, foi feita a oração de uma dezena do terço mariano. O almoço foi servido gentilmente pela Comunidade da Penha. Em seguida, foi feita uma gincana com todos os presentes.
O livro de presença foi feito o registro de 120 pessoas. Agradecemos a todos pelo trabalho voluntário e pela presença fraterna e generosa de todos os surdos, amigos, intérpretes.