Uma das ações concretas do novo bispo animador da Pastoral da Pessoa com Deficiência, Dom Celso, foi o apoio e o incentivo para que se iniciasse uma introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Seminário de São José no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A primeira oficina teve início no dia 24 de outubro com a presença de Dom Celso, do assessor eclesiástico, diácono permanente, José Ferreira (BA) e do coordenador arquidiocesano, professor Cesar.
O objetivo é proporcionar aos futuros sacerdotes e dentro do Seminário um clima de inclusão do surdo da vida da Igreja. As oficinas são ministradas pelo surdo Alexandre, coordenador local da Pastoral do Surdo da Lagoa e pelo professor Cesar.
São conhecimentos básicos de vocabulário e de diálogos do dia a dia da comunidade de surdos, noções das orações do cristão e alfabeto manual. Além de técnicas visuais e treinamento de pequenos textos criados pelos próprios seminaristas.
O término está previsto para o dia 05 de dezembro no próprio Seminário. Agradecemos ao padre reitor, Leandro Câmara e ao padre Jadison que acompanha os seminaristas semanalmente.