Dia Histórico na Basílica Imaculado Coração de Maria do Méier

Grupo de surdos e intérpretes em reunião de Formação no Ano do Laicato . Local Cúria Metropolitana do Rio no dia 03 de fevreiro de 2018, das 9h ás 13 h.
Encontros dos CRP e CRI com os CL e Intérpretes mostram união e vontade de servir a Igreja
4 de fevereiro de 2018
Dom Celso com as vestes episcopais toma posse como Bispo da Diocese de São José dos Pinhais no Paraná. Dia 17 de fevereiro de 2018 às 9h.
DOM CELSO TOMA POSSE NA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)
11 de fevereiro de 2018

Dia Histórico na Basílica Imaculado Coração de Maria do Méier

Imagem de Nossa Senhora dos Surdos, Mãe do Silêncio no altar lateral da Basílica do Imaculado Coração de Maria no Méier. Ela tem o tamanho de 30 cm, vestido de cor vermelha e manto verde. Tem as mãos cruzadas no peito, tem um olhar terno e sereno.

Imagem de Nossa Senhora dos Surdos, Mãe do Silêncio no altar lateral da Basílica do Imaculado Coração de Maria no Méier

Desde bem cedo, os surdos e intérpretes começavam a chegar no Salão Paroquial da Basílica Coração de Maria. dirigida pelos Padres Claretianos. Domingo de sol, dia que o Senhor nos fez, dia de alegria e de júbilo. Há algum tempo a Comunidade do Méier vem se organizando esse dia. A Coordenação Local fez bonito trabalho com a primeira atividade da manhã: palestra sobre a origem da devoção à Nossa Senhora dos Surdos, Mãe do Silêncio. Essa devoção vem da Congregação dos Padres da Pequena Missão  para Surdos, do seu fundador Padre José Gualandi (Itália, 1826 – 1907)  (www.gualandianos.com ). Em seguida foi partilhado um saboroso café da manhã com frutas e sucos. 

E nesse dia, providencialmente, quis Deus que a imagem fosse entronizada no mesmo dia em que se celebra o dia do falecimento do Padre Jaime Clotet (1822 – 1898) – claret.org.br 

A Missa foi presidida pelo pároco Júlio Cesar Miranda, CMF e com  a presença do diácono da paróquia e do assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoal com Deficiência da Arquidiocese do Rio, José Ferreira. Contou ainda com a presença do Coordenador Arquidiocesano da Pasped, Cesar Bacchim. Um número bastante significativo de quase 100 pessoas, lotou a metade da Basílica. Após a Comunhão, em procissão, os ministros se dirigiram para o altar lateral  preparado para abençoar a singela imagem de Nossa Senhora dos Surdos, Mãe do Silêncio. Com a oração própria dedicada à ela, feita pela Inácia (surda da Comunidade dos surdos do Méier) o Rito foi concluído com o Canto da Consagração à Virgem Maria. Os intérpretes tiveram importante serviço durante toda a Missa. Eram da Penha (2), Tijuca (01), Lagoa (01), Pavuna (02) e Méier (01). 

Aprendamos a guardar o silêncio que os faz crescer na sabedoria e na graça de Deus. Maria nos indica seu Filho, nosso único Salvador e Santo de Deus. Amém!!!

Surdos da Comunidade do Méier fazendo a palestra sobre a origem da devoção de N. Sra. dos Surdos, Mãe do Silêncio, em 04/02.

Surdos da Comunidade do Méier fazendo a palestra sobre a origem da devoção de N. Sra. dos Surdos, Mãe do Silêncio, em 04/02.

 

Surdos na Missa na Basílica do Imaculado Coração de Maria no Méier.

Momento da Missa Solene na Basílica do Méier

Surdos de diversas Comunidades levam para o altar as ofertas (pão e vinho).

Surdos de diversas Comunidades levam para o altar as ofertas (pão e vinho).

Grupo de Jovens da Pastoral participa da Missa no Méier. Estão sentados na escada de um altar lateral, mas se tem a visão do altar mor.

Grupo de Jovens da Pastoral participa da Missa no Méier.

Foto oficial da participação das Comunidades de Surdos na Missa Solene da Entronização da Imagem de N. Sra. dos Surdos, Mãe do Silêncio.

Foto oficial da participação das Comunidades de Surdos na Missa Solene da Entronização da Imagem de N. Sra. dos Surdos, Mãe do Silêncio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_ijiohe2bf1cefkd2u7m0cvv7u6, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0