Desde bem cedo, os surdos e intérpretes começavam a chegar no Salão Paroquial da Basílica Coração de Maria. dirigida pelos Padres Claretianos. Domingo de sol, dia que o Senhor nos fez, dia de alegria e de júbilo. Há algum tempo a Comunidade do Méier vem se organizando esse dia. A Coordenação Local fez bonito trabalho com a primeira atividade da manhã: palestra sobre a origem da devoção à Nossa Senhora dos Surdos, Mãe do Silêncio. Essa devoção vem da Congregação dos Padres da Pequena Missão para Surdos, do seu fundador Padre José Gualandi (Itália, 1826 – 1907) (www.gualandianos.com ). Em seguida foi partilhado um saboroso café da manhã com frutas e sucos.
E nesse dia, providencialmente, quis Deus que a imagem fosse entronizada no mesmo dia em que se celebra o dia do falecimento do Padre Jaime Clotet (1822 – 1898) – claret.org.br
A Missa foi presidida pelo pároco Júlio Cesar Miranda, CMF e com a presença do diácono da paróquia e do assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoal com Deficiência da Arquidiocese do Rio, José Ferreira. Contou ainda com a presença do Coordenador Arquidiocesano da Pasped, Cesar Bacchim. Um número bastante significativo de quase 100 pessoas, lotou a metade da Basílica. Após a Comunhão, em procissão, os ministros se dirigiram para o altar lateral preparado para abençoar a singela imagem de Nossa Senhora dos Surdos, Mãe do Silêncio. Com a oração própria dedicada à ela, feita pela Inácia (surda da Comunidade dos surdos do Méier) o Rito foi concluído com o Canto da Consagração à Virgem Maria. Os intérpretes tiveram importante serviço durante toda a Missa. Eram da Penha (2), Tijuca (01), Lagoa (01), Pavuna (02) e Méier (01).
Aprendamos a guardar o silêncio que os faz crescer na sabedoria e na graça de Deus. Maria nos indica seu Filho, nosso único Salvador e Santo de Deus. Amém!!!
Surdos da Comunidade do Méier fazendo a palestra sobre a origem da devoção de N. Sra. dos Surdos, Mãe do Silêncio, em 04/02.
Momento da Missa Solene na Basílica do Méier
Surdos de diversas Comunidades levam para o altar as ofertas (pão e vinho).
Grupo de Jovens da Pastoral participa da Missa no Méier.
Foto oficial da participação das Comunidades de Surdos na Missa Solene da Entronização da Imagem de N. Sra. dos Surdos, Mãe do Silêncio.