20 de janeiro – Glorioso São Sebastião

Imagem de Sebastião, sem camisa, com duas flechas no corpo. ao lado tem um soldado romano.
Trezena de São Sebastião – Padroeiro do Rio de Janeiro
14 de janeiro de 2018
Brasão da Diocese de Joinville. Cidade - sede onde se realiza o 18º ENAPAS  e o 8º ENCICAT
Encontro Nacional dos Surdos e Intérpretes no Sul do Brasil
15 de janeiro de 2018

20 de janeiro – Glorioso São Sebastião

Imagem de São Sebastião com duas vela de cada lado. Estaa a imagem bvem no centro da Catedral do Rio. Em cim, no teto, forma -se uma cruz com a arquitetura da mesma.

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

No próximo sábado, 20 de Janeiro,  a Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará com gáudio e festa, o seu Santo e Glorioso Padroeiro.  Este ano, a Trezena tem como tema “São Sebastião superou tudo com amor”, e o subtema do primeiro dia foi “Cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo: esperanças e angústias”, sobre o qual o cardeal versou em todas as visitas do período. Soldado e leigo, Sebastião fez a experiência do seguimento a Jesus. Foi discípulo e deu seu testemunho de fé em Cristo. Não teve vergonha, medo ou dúvida em seguir o Mestre. Seu martírio começou com as flechas em seu corpo, contudo, uma santa mulher, Irene, o acolheu e curou suas feridas. Mais tarde, continuou dando seu testemunho de fé, Sebastião foi condenado e martirizado sob o poder do Imperador Romano.

A nós, cristãos do século 21 nos fala muito alto esse testemunho de Sebastião. Não ter medo da morte e nem dos poderosos deste mundo. Pedimos a todos os cristãos que buscam viver a sua fé, sem medo da perseguição e ainda rezamos pela Igreja que sofre, pois nem todos os países do mundo acolhem a mensagem de salvação de Jesus Cristo.

Programa

Dia 20/01 – sábado

10:00 h – Missa Solene na Igreja Santuário – Basílica de São Sebastião. Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca. Presidência da Eucaristia, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelos Freis Capuchinhos.

15:00 h – Concentração de todos os fiéis com suas bandeiras e estandartes – Pátio externo da Igreja Santuário

16:00 h – Saída da Procissão com a imagem de São Sebastião. As relíquias de São Sebastião serão conduzidas pelo Sr. Cardeal 

17:00 h – Encenação do Auto de São Sebastião em frente à Catedral – Avenida Chile

18:00 h – Missa Solene de Encerramento presidida pelo  Sr. Cardeal e bispos auxiliares 

19:30 h – Retorno da Imagem de São Sebastião à Igreja Basílica dos Capuchinhos 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *